Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 18-11-2013

SECÇÃO: Informação

Junta de Cabeceiras de Basto (S.Nicolau) promove campanha de limpeza

Envolvente ao cemitério está agora  mais limpa e asseada
Envolvente ao cemitério está agora mais limpa e asseada
A junta de freguesia de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau) levou a cabo no final do mês de outubro, uma campanha de limpeza do espaço envolvente ao cemitério paroquial dessa localidade. Um espaço que pertence à junta de freguesia e que se encontrava “algo desarrumado” o que propiciava o depósito de restos de flores, velas e jarras partidas, vestígios resultantes da romagem dos populares ao cemitério paroquial.
Para o efeito, a junta de freguesia recentemente empossada e presidida por José Carlos Rebelo, recorreu aos serviços de uma máquina de terraplanagem que removeu a quase totalidade dos materiais pertença da junta, colocando-os num espaço destinado a esse efeito, ao mesmo tempo que dinamizou junto da população uma ação de limpeza e sensibilização que teve como objetivo, alertar para a necessidade de manter limpo o espaço agora intervencionado. A campanha contou com a participação de alguns populares, bem como, com a colaboração do Projeto nº828 - Diagnóstico e Educação Ambiental, Dinamização e Valorização da região de Basto, financiado pelo IAPMEI e ON.2 Programa Operacional Regional do Norte.
A ação de limpeza e embelezamento, desenvolveu-se essencialmente no espaço adjacente ao cemitério paroquial e possibilitou a remoção da quase totalidade dos vestígios de flores, velas e jarras partidas e ainda, a plantação de diversas plantas ornamentais o que deu mais vida àquele espaço, ordenou e possibilitou o aumento de lugares de estacionamento, muito úteis aquando das romagens ao cemitério. Na visita realizada no dia 03 de novembro àquela necrópole, no âmbito da celebração do dia dos Fiéis Defuntos foi possível vislumbrar nos populares uma enorme satisfação pela obra realizada.
De acordo com o presidente da junta José Carlos Rebelo - que aproveitou a possibilidade que lhe deu o Jornal Ecos de Basto para agradecer a todos os que participaram nesta iniciativa - é objetivo da junta manter este espaço sempre limpo e asseado. O autarca apelou ainda à colaboração das pessoas na concretização deste objetivo, através do depósito dos restos de flores e velas nos contentores existentes nas várias entradas do cemitério, para posterior recolha por parte das brigadas da Câmara Municipal, que também se associou a esta iniciativa, alterando os percursos dos carros do lixo, recolhendo-o semanalmente em todas as entradas e desta forma reunindo condições para que aquele espaço se mantenha sempre limpo e asseado.


















© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.