Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-10-2013

SECÇÃO: Informação

Semana da Educação cativou numeroso público

Francisco Alves participou na ação de sensibilização promovida pela CPCJ
Francisco Alves participou na ação de sensibilização promovida pela CPCJ
A Semana da Educação de Cabeceiras de Basto terminou no passado sábado, dia 26 de outubro, com um balanço muito positivo. Foram seis dias marcados pela realização de diversas ações lúdico-pedagógicas destinadas à comunidade educativa, em particular, e à população, em geral, que cativaram numeroso público.
No último dia de atividades, as crianças e os jovens foram convidados a participar na ação ‘O Barroco contado às crianças’, que decorreu na Casa da Cultura, uma iniciativa onde foram representadas as danças da época e onde foram dadas a conhecer algumas curiosidades acerca do período/estilo Barroco.
Formandos do Pólo de Formação Profissional realizaram palestra de esclarecimento
Formandos do Pólo de Formação Profissional realizaram palestra de esclarecimento
Paralelamente realizou-se, também na Casa da Cultura, a Feira do Livro, que teve como cenário a exposição intitulada ‘Ouro sobre Azul. Sinergias entre Filigrana e Talha Dourada’ do artista Seixas Peixoto.
O dia de sexta-feira, 25 de outubro, ficou marcado pela realização da iniciativa ‘Uma noite na biblioteca…’ que decorreu na Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho.
'O Barroco contado às crianças' na Casa da Cultura
'O Barroco contado às crianças' na Casa da Cultura
Ao longo dos últimos seis dias, centenas de pessoas estiveram envolvidas na realização desta iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, em colaboração com a Régie Cooperativa Basto Vida, Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, Externato de S. Miguel de Refojos, Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, CPCJ, Pólo de Formação de Basto e Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB).
Durante a semana, os cabeceirenses puderam visitar a exposição ‘Ouro sobre Azul – sinergias entre a filigrana e a talha dourada’ e a exposição de artesanato em cortiça ‘Rolhas com vida’ de Crok You, respetivamente na Casa Municipal da Cultura de Cabeceiras de Basto e na Casa do Povo do Arco de Baúlhe.
Hora do Conto no Jardim de Infância de Basto
Hora do Conto no Jardim de Infância de Basto
Assistiu-se, ainda, às atividades ‘Livros de mão em mão’ no Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto e às ‘Leituras partilhadas’ no Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos e Centro Escolar do Arco de Baúlhe.
Foram igualmente dinamizados o II Concurso de Quadras de S. Martinho, na Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, bem como a palestra ‘Futebol/Escola’ que teve como oradores os jogadores Quim (Desportivo das Aves/Sport Lisboa e Benfica/S.C. Braga), Rui Miguel (Paços Ferreira/Nacional/Vitória de Setúbal/S.C. Braga e Boavista) e a psicóloga Rita Nogueira do Externato S. Miguel de Refojos.
Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto acolheu Feira de Outono
Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto acolheu Feira de Outono
Integram também este programa de seis dias de promoção da Educação junto da comunidade, a apresentação do livro ‘Histórias memórias & contos tontos’ de Maria do Céu Nogueira, o ateliê de escrita criativa dinamizado pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB), os ateliês de gastronomia de ‘confeção de bolachas’ e de artes plásticas com materiais reciclados, a hora do conto ‘Os três porquinhos’ e várias ações de sensibilização. Refira-se a dinamização do ateliê de banda desenhada na Casa da Juventude e as ações ‘A minha latinha’, assim como o ateliê de leitura no Museu da Terras de Basto, bem como ‘O comboio da sabedoria’ no Externato S. Miguel de Refojos.
Destaque, também, para a realização da sessão de esclarecimento sobre as vias alternativas à educação formal e a palestra intitulada ‘A importância dos pais/encarregados de educação no acompanhamento dos seus educandos e participação ativa nas atividades extracurriculares do agrupamento’ que teve lugar no auditório da Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto.
Alunos do Agrupamento de Escolas  visitaram Casa do Tempo
Alunos do Agrupamento de Escolas visitaram Casa do Tempo

De acordo com a organização do evento, esta foi uma semana onde se ensinaram e se aprenderam boas práticas educativas e culturais, conhecimentos esses que foram parti-lhados pelas diferentes gerações em Cabeceiras de Basto.
Hora do Conto no Jardim de Infância de Lameiros
Hora do Conto no Jardim de Infância de Lameiros

CPCJ sensibilizou alunos para a problemática da violência no namoro.
Feira do Livro realizou-se na Casa da Cultura
Feira do Livro realizou-se na Casa da Cultura
No passado dia 24 de outubro, os alunos do Externato de S. Miguel de Refojos assistiram a uma ação de sensibilização sobre a problemática da violência no namoro, cuja oradora convidada foi a psicóloga Ana Cláudia Matos.
Organizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), a ação despertou os jovens estudantes para as várias formas de violência e para as suas principais consequências.
Durante a sessão, muito participada e interativa, foram dados a conhecer aos alunos diversos testemunhos de vítimas de violência física, sexual, económica, entre outras. Foram também analisados e discutidos diversos mitos e realidades sobre a violência no namoro, cuja principal conclusão a reter foi que “qualquer ato de agressão é violência e nenhuma é aceitável”.
Afirmando que “a violência doméstica é um crime público”, Ana Cláudia Matos disse aos estudantes que “numa relação saudável nenhum dos dois manda e ambos mostram respeito, confiança, apoio, segurança, honestidade, responsabilidade e liberdade. Quem te ama trata-te bem”, vincou.
Na sua intervenção, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, também ele presidente da CPCJ, agradeceu à oradora a forma tão “clara e elucidativa” com que abordou o tema da violência no namoro, sessão esta que, acredita, “sensibilizou os jovens para esta problemática”.
Francisco Alves regozijou-se com a entusiasmada participação dos estudantes do Externato de S. Miguel de Refojos, agradecendo a todos a presença nesta ação de sensibilização que integrou o programa da Semana da Educação de Cabeceiras de Basto.






















































































© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.