Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-10-2013

SECÇÃO: Concelho em acção

Trabalhos retomados na Variante à EN 205 entre Lameiros e a sede do concelho

foto
Interrompidas há algum tempo as obras na Variante à EN205 entre Lameiros e a sede do concelho, devido à entrada em processo de insolvência da empresa que havia ganho o concurso público para a sua construção, obra que a referida empresa chegou a iniciar, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto viu-se obrigada a abrir um novo concurso para adjudicar os trabalhos em falta a uma nova empresa, o que aconteceu recentemente.
As obras da Variante (1ª fase – 2ª empreitada) foram agora retomadas pela nova empresa, estando em execução os trabalhos de rompimento, aterros, compactação das terras da plataforma da estrada, a construção de obras de arte (aquedutos para a passagem de linhas de água, entre outros), bem como a execução de travessias subterrâneas para assegurar as ligações antigas que existiam entre propriedades e lugares.
A Variante à EN205, que liga a rotunda de Lameiros à rotunda de Barbeito, na sede do concelho, em Refojos, permitirá uma melhor fluidez e segurança da circulação rodoviária. Conjugada esta via com construção em curso da Variante Sul, que inclui a ligação entre o lugar de Lamas (Alvite) e a Sobreira (Refojos) e a ligação da rotunda de Barbeito à Avenida Capitães de Abril, esta estrada vai completar o acesso mais fácil e mais rápido entre o nó da autoestrada e a vila de Cabeceiras de Basto.
A construção da Variante à EN205 entre Lameiros e a sede do concelho representa, assim, mais um importante ganho na ligação rápida da sede do concelho e das freguesias situadas a Norte à autoestrada A7.
Esta estrada tem características de Itinerário Principal, apresentando em parte do seu troço três vias semelhantes ao existente na Variante às EN’s 205 e 210, já em utilização, e que faz a ligação do nó da autoestrada à rotunda de Lameiros.









© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.