Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 07-10-2013

SECÇÃO: Opinião

“Figuras ilustres da minha terra"

foto
O Professor Albano dos Santos Parente, recebeu de sua Excelência o Senhor Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, a “Comenda da Ordem do Mérito de Portugal”, a mais elevada condecoração, concedida a um cidadão português no Rio de Janeiro.
O Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, atribuiu condecorações a 21 personalidades das comunidades portuguesas e cidadãos estrangeiros, por ocasião do Dia de Portugal, entre os quais o nosso conterrâneo, Professor Albano dos Santos Parente, empresário no setor do ensino e proprietário de vários colégios no Brasil.
Diretor-Presidente do Santa Mónica Centro Educacional, o Comendador Albano dos Santos Parente, foi agraciado com a “ORDEM DO MÉRITO DE PORTUGAL”, a mais alta comenda concedida a um cidadão pelo Estado Português. A medalha foi entregue no dia 27 de setembro em solenidade realizada no palácio de São Clemente do Consulado de Portugal.
O Professor Albano dos Santos Parente, recebeu a homenagem das mãos do senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário – que presidiu à solenidade – e também do cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, Dr. Nuno de Mello Bello.
Nascido em Mondim de Basto, comunidade portuguesa da qual nunca se distanciou, o Professor Albano dos Santos Parente, afirmou que há 55 anos, quando chegou ao Brasil não imaginava, conquistar uma condecoração de tamanha envergadura.
“Com orgulho, agradeço a toda a minha família e aos meus amigos. Agradeço também aos colaboradores e parceiros da minha caminhada, incluindo aqueles que já nos deixaram. Estejam certos de que, continuarei os meus projetos na busca de atendimento a todos que necessitem”, declarou o docente para uma plateia restrita a familiares, amigos mais íntimos e autoridades, como o deputado estadual Chiquinho da Mangueira ( PMDB/RJ.
No seu discurso, o Professor Albano dos Santos Parente, ressaltou, ainda, a ajuda que recebeu de António Vieira, que o informou sobre a sua condecoração.
Outorgada pelo Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, a chancela reconheceu a relevância dos serviços de cunho social, prestados pelo Professor Albano dos Santos Parente à sociedade fluminense.
Segundo o Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Dr. Nuno de Mello Bello, esta medalha é concedida a cidadãos portugueses, que se destaquem em ações de utilidade pública.
Em Portugal, a comenda é entregue em “10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”.
No entanto, a maior parte dos agraciados costumam ser portugueses, que se destacam em posições de grande relevo, nos mais diversos locais do mundo.
“Portugal reconhece, que o Professor Albano dos Santos Parente, tem sabido valorizar a nossa imagem no Brasil, representar a nossa cultura e distinguir a nossa comunidade neste País Irmão. Ele tem sido um homem com “H” muito grande; professor, empresário na educação, pessoa dedicada à causa social e grande benemérito na ajuda de jovens carentes. É um exemplo, que os mais novos devem seguir”, acrescentou o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.
O Professor Albano dos Santos Parente, quando emigrou para o Brasil em 1958, depois de um período duro e difícil de adaptação à sua nova situação, resolveu estudar de noite no Externato de São Judas Tadeu, onde viria a concluir os seus estudos secundários.
Mais tarde, depois de se ter licenciado na Universidade Gama Filho, adquiriu o Externato São Judas Tadeu; e, em 1967, viria a transformá-lo no Colégio Santa Mónica, hoje rede Santa Mónica Centro Educacional, com 13 unidades e cerca de 15 mil alunos.
Desde 2001, que está também na Vila Olímpica da Mangueira, com a escola Tia Neuma Gonçalves, que atende aproximadamente 700 crianças no ensino fundamental. Esta instituição também desenvolve projetos sociais em Seropédica, além de oferecer “bolsas de estudo” a mais de 300 alunos. O Centro Educacional Santa Mónica, também colabora com creches, orfanatos, abrigos para idosos e unidades de atendimento a pessoas com deficiência, como a Casa Áurea Celeste, em Marechal Hermes; o Lar Daniel Cristóvão, em Sulacap e a Famad, em Jacarepaguá.
O Professor e Comendador Albano dos Santos Parente, é o orgulho da diáspora portuguesa em Terras de Santa Cruz e para nós Mondinenses, para frase-ando o grande orador francês do século XVII, Jacques Bénigne Bossuet… “por mais soberbas que sejam as distinções, elas devem ter sempre a mesma origem, a humildade”. E, no nosso conterrâneo, a humildade abunda em grande quantidade.

* Colaborador









Por: José Teixeira da Silva

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.