Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 16-09-2013

SECÇÃO: Informação

Setecentas pessoas rumaram até S. Bento da Porta Aberta

Autarcas e tesoureiro da Irmandade assistiram à missa presidida por D. Manuel Martins
Autarcas e tesoureiro da Irmandade assistiram à missa presidida por D. Manuel Martins
Setecentas pessoas, oriundas das várias freguesias do concelho de Cabe-ceiras de Basto, participaram no passeio anual a S. Bento da Porta Aberta promovido pela Câmara Municipal e pela Régie Cooperativa Basto Vida, divulgou o Município.
O passeio-convívio que se realizou no dia 8 de setembro contou com a presença dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto e Dr. China Pereira, dos presidentes das Juntas de Freguesia, entre outros autarcas e população em geral.
China Pereira falou aos romeiros
China Pereira falou aos romeiros
À chegada ao santuário, os romeiros foram acolhidos no Santuário pelo cabeceirense Dr. Fernando Correia, natural de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau), ele que é o tesoureiro da Irmandade de S. Bento da Porta Aberta.
Durante a manhã, os cabeceirenses assistiram à eucaristia na Igreja nova, uma missa presidida pelo Bispo Emérito de Setúbal, D. Manuel Martins. O dia foi de festa e convívio, com toca-dores e concertinas a aliciar os convivas para um ‘pezinho de dança’.
Almoço-convívio realizou-se no parque de merendas
Almoço-convívio realizou-se no parque de merendas
Durante a tarde e numa pausa dos ‘artistas’ que subiram ao palco do parque de merendas, os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal cumprimentaram todos os presentes.
Nas suas palavras, Joaquim Barreto agradeceu o convite feito pelo conter-râneo de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau), Dr. Fernando Correia, aos cabeceirenses que, aceitando o repto, rumaram no passado dia 8 até ao Gerês.
Agradecendo todo o acolhimento, Joaquim Barre-to realçou: “estamos aqui com muito agrado e com muita satisfação”. E, dirigindo-se a Fernando Correia, disse: “é um gosto para nós verificar que um homem da nossa terra está à frente do Santuário de S. Bento da Porta Aberta”.
No final, Joaquim Barreto congratulou-se com a realização deste “convívio em família”, afirmando: “é muito gratificante verificar que as pessoas estão bem dispostas e a desfrutar deste passeio”.
Partilhando o mesmo sentimento de Joaquim Barreto, o presidente da Assembleia Municipal, China Pereira, agradeceu ao tesoureiro da Irmandade de S. Bento da Porta Aberta a forma como os cabeceirenses foram recebidos no santuário.
Felicitou, também, a Câmara Municipal pela organização deste convívio, enaltecendo “a atenção que o município tem dado às pessoas. São gestos de profundo humanismo por-que, de facto, o mais importante nesta vida são as pessoas e as pessoas devem estar sempre em primeiro lugar”.
Sublinhando que “este passeio proporcionou, sobretudo aos nossos idosos, um dia diferente, promovendo o convívio e a confraternização entre todos”, China Pereira confessou: “[hoje] fiquei sensibilizado e até comovido ao ver aqui dois doentes meus, com mais de 85 anos, a dançar. Isto, para mim, é um motivo de satisfação porque eles, com certeza, acrescentaram vida aos seus anos”.
Depois de cumprimentar todos os conterrâneos, Fernando Correia falou aos presentes das valências do santuário, referindo que “é o segundo santuário mais visitado do país”.
Elogiando a “grande obra” realizada no concelho de Cabeceiras de Basto ao longo destes últimos anos, Fernando Correia felicitou a Câmara Municipal e a Basto Vida pela organização deste passeio a S. Bento da Porta Aberta.



























© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.