Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 26-08-2013

SECÇÃO: Informação

Antiga Escola Primária acolhe Espaço de Convívio e Lazer de Petimão

Autarcas e populares inauguraram ECL
Autarcas e populares inauguraram ECL
Cabeceiras de Basto dispõe agora de 14 ECL’s localizados em diversas freguesias do território, dotados de condições propícias à ocupação salutar dos tempos livres das camadas mais idosas da população, mas que se assumem também, como espaços intergeracionais, de conhecimento, convívio e lazer.

Unidos pelo bem estar das pessoas
Unidos pelo bem estar das pessoas
Os Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Eng.º Joaquim Barreto e Dr. Serafim China Pereira, procederam no dia 17 de agosto, à inauguração de mais um Espaço de Convívio e Lazer [ECL], desta feita em Petimão, na freguesia de Alvite. A abertura do novo espaço - o 14.º existente no concelho – que contou ainda com a presença do Presidente da Junta de Freguesia, Abel Barros, demais autarcas da freguesia e do Município e população em geral, teve como principais objetivos combater o isolamento e promover a qualidade de vida da população idosa, incentivando a inclusão social e as relações interpessoais e intergeracionais, ao mesmo tempo que contribui para o envelhecimento ativo desta faixa etária da população cabeceirense.
Segundo informação divulgada, a abertura deste ECL, como outros já existentes, resulta da adaptação da antiga escola primária de Petimão, que uma vez devoluta, sofreu obras de requa-lificação para, doravante, aco-lher os idosos deste lugar e desta freguesia de Alvite.
Com a abertura do novo espaço, o segundo na freguesia de Alvite, os utentes podem usufruir de atividades lúdicas e desportivas, a par da estreita convivência com os seus con-terrâneos.
Dezenas de pessoas de Petimão e de outros lugares da freguesia de Alvite, participaram na inauguração do Espaço de Convívio e Lazer de Petimão. O momento de grande convívio e animação entre as gerações, foi abrilhantado por tocadores de concertinas da freguesia.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal mostrou-se “particularmente feliz por estar a cumprir” os seus deveres como autarca, explicando que “quando somos eleitos somolo para servir o povo” e o novo ECL de Petimão reflete isso mesmo, já que vem satisfazer uma pretensão da população.
O autarca garantiu no entanto, que o edifício estará também aberto aos mais novos, desejando que este seja sobretudo “um espaço de encontro entre as pessoas, um espaço de bem-estar, um espaço com vida”.
Enaltecendo a abertura do Espaço de Convívio e Lazer, o autarca disse ainda que o objetivo que esteve na sua origem foi “criar melhores condições às pessoas que aqui vivem”. E garantiu: “a Câmara Municipal não quer vender as antigas escolas públicas. Quer recolocá-las ao serviço de todos porque este é o vosso espaço, um espaço de fruição pública”.
Apelando à adesão dos munícipes ao ECL de Petimão, Joaquim Barreto finalizou: “sejam felizes”.
Da mesma opinião partilhou o presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira, que incentivou os moradores de Peti-mão a desfrutar das condições e atividades a prestar por este equipamento público doravante, considerando que esta “é uma oportunidade que a população tem de conviver com os seus amigos” e de fortificar “a vontade de viver”.
O Dr. China Pereira elogiou ainda a Câmara Municipal pela concretização de mais uma obra que não só recupera o património concelhio e o ‘devolve’ à população com uma nova valência, como contribui para o bem estar das pessoas, a cujos utentes almejou felicidade e qualidade de vida.
De referir também que, segundo nota informativa divul-gada, este espaço, que entrou em funcionamento no dia 19 de agosto, será doravante gerido pela Cooperativa Basto Vida, a quem cabe a dinamização do ECL através da promoção de serviços que satisfaçam as necessidades básicas dos utentes; do apoio psicossocial; do fomento das relações interpessoais entre os utentes e destes com outros grupos etários; da promoção dos sentimentos de interação, auto-estima e segurança e da continuidade das relações familiares e de vizinhança; da garantia pelo respeito à independência, individualidade, privacidade e livre expressão de opinião; do contributo para a estabilização e o retardamento do processo de envelhecimento; da promoção e desenvolvimento de atividades lúdicas e recreativas, de acordo com as necessidades e interesses dos utentes; da implementação de ações ao nível dos cuidados primários de saúde; e da promoção de um espaço de participação cívica e comunitária intergeracional.
Recorde-se que, no total, existem atualmente em Cabeceiras de Basto, catorze Espaços de Convívio e Lazer (ECL), prevendo-se para breve a abertura de novos espaços em outras freguesias do concelho, sinal da atenção que a Câmara Municipal tem para com a população mais idosa, procurando ir de encontro às suas necessidades e proporcionando-lhes locais de convívio e de bem-estar, contribuindo assim para atenuar a solidão a que muitas vezes esta faixa etária da população se encontra votada e proporcinando condições para um envelhecimento mais ativo e saudável.
Acrescente-se que o ECL de Petimão funcionará nos dias úteis das 14.00 às 17.30 horas.














© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.