Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 26-08-2013

SECÇÃO: Concelho em acção

Remodelação dos Claustros prossegue com prospeção arqueológica

foto
As obras de remodelação dos Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos prosse-guem com o levantamento arqueológico do espaço, um trabalho que está a ser desenvolvido por uma equipa de profissionais especializada na área da arqueologia.
No decorrer dos trabalhos, esta equipa descobriu, até ao momento, várias sepulturas com ossadas e outros vestí-gios arqueológicos.
foto
A descoberta está a condicionar o curso normal dos trabalhos de remodelação dos Claustros daquele vetusto monumento, considerado a Joia do Barroco em Terras de Basto.
Refiara-se que o projeto de remodelação dos Claustros incidirá, sobretudo, na drena-gem das águas pluviais, numa intervenção arbórea e também ao nível do ajardinamento e pavimentação do piso deste nobre espaço que se pre-tende seja de fruição e lazer, adaptando-o igualmente para o desenvolvimento de ativi-dades culturais, recreativas, entre outras.
A reorganização dos Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos vem, as-sim, satisfazer uma preten-são antiga que, uma vez concretizada, irá proporcionar um ‘novo’ espaço de fruição à população cabeceirense.
A intervenção em curso, elaborada por um prestigiado e conceituado gabinete de arquitetura do Porto, teve em conta a riqueza patrimonial deste monumento e o pare-cer favorável da Direção Regional da Cultura do Norte.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.