Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 29-07-2013

SECÇÃO: Informação

Cabeceiras de Basto cria Balcão de Atendimento Virtual em Neuville-sur-Saône/França

Autarcas e técnicos junto ao balcão de atendimento na ´mairie´de Neuville-sur-Saône
Autarcas e técnicos junto ao balcão de atendimento na ´mairie´de Neuville-sur-Saône
Os Presidentes dos Municípios de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto e de Neuville-sur-Saône, Jean-Claude Ollivier, assinaram no passado dia 13 de julho, naquela região francesa, um protocolo de cooperação tendo em vista a criação de um Balcão de Atendimento Virtual que funcionará como serviço de atendimento de proximidade e assumirá os objetivos do Gabinete de Apoio às Comunidades naquela localidade de Lyon e periferia.
A colaboração encetada centra-se prioritariamente na área da Administração Municipal e outros serviços possíveis de realizar através da cooperação de outra entidade pública e/ou privada.
Joaquim Barreto e Jean- Claude Olivier assinaram protocolo
Joaquim Barreto e Jean- Claude Olivier assinaram protocolo
Segundo informação divulgada, o objeto do presente protocolo incide na colaboração entre estes dois municípios, que dentro das suas atribuições e competência pretendem continuar a estreitar laços de amizade entre as duas autarquias e respetivas populações.
De referir também, que para a operacionalização do presente protocolo, serão desenvolvidas várias ações conjuntas na área da cooperação que passam: pela criação de um link nas respetivas páginas da internet para permitir a ligação e fácil acesso à plataforma de gestão documental do Município de Cabeceiras de Basto; pela articulação on-line entre os interlocutores e pela criação de um endereço eletrónico específico para este projeto de cooperação.
No âmbito do protocolo referido, o Município de Neuville-sur-Saône compromete-se a criar um posto de atendimento, devidamente identificado, no edifício daquela Câmara Municipal, onde os cabeceirenses poderão solicitar o Cartão de Munícipe que lhes irá proporcionar o acompanhamento, on-line, dos seus processos junto dos serviços municipais de Cabeceiras de Basto.
Por sua vez, o Município de Cabeceiras de Basto compromete-se a disponibilizar em formato digital o formulário do pedido de emissão de Cartão do Munícipe entre outros, assim como, a disponibilizar suportes informativos para divulgação destes serviços, assegurando igualmente a formação necessária ao colaborador do Município de Neuville-sur-Saône.
O presente protocolo vigora pelo período de um ano, renovando-se em iguais períodos, salvo se for denunciado por qualquer das partes.
Cabeceiras de Basto e Neuville-sur-Saône geminaram-se em 1997 e desde então têm sido vários os intercâmbios efetuados seja no âmbito cultural, educativo, social, desportivo ou económico, divulgando as potencialidades dos diferentes Municípios e criando dinâmicas que ao longo dos anos têm solificado relações de amizade ativa e sustentável para os seus cidadãos.
De salientar que em Neuville-sur-Saône e na periferia existe uma comunidade bastante significativa de cabeceirenses, que continuam a ter processos e interesses na sua terra de origem e que doravante podem ser tratados diretamente de França, já que estão disponíveis algumas respostas ao nível da administração pública que podem ser acionadas através do recurso às novas tecnologias de informação.
Uma vez em França, o Eng.º Joaquim Barreto, que visitou aquele território pela última vez enquanto Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, aproveitou para visitar também os Municípios de Quincieux, na região de Lyon e de Rives, na região de Grenoble, localidades francesas que se encontram geminadas com as freguesias de Cavez e Refojos de Basto, deste concelho e onde reside e trabalha um número significativo de portugueses. Na oportunidade, e tendo em vista satisfazer uma pretensão antiga de emigrantes Cabeceirenses ali a residir e a trabalhar, o autarca visitou ainda Sury-le-Comtal, onde foi recebido por dirigentes associativos e comunidade portuguesa, assim como, por autarcas gauleses.


© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.