Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 25-03-2013

SECÇÃO: Informação

João Pacheco lidera Juventude Socialista

Líderes do PS e Dirigente Nacional da JS participaram na tomada de posse dos novos órgãos da JS local
Líderes do PS e Dirigente Nacional da JS participaram na tomada de posse dos novos órgãos da JS local
Os recém eleitos órgãos sociais da Juventude Socialista de Cabeceiras de Basto, tomaram posse no dia 23 de março, no Auditório Municipal Ilídio dos Santos. Uma estrutura partidária que doravante passa a ser liderada pelo jovem cabeceirense João Pacheco.
Presentes na cerimónia estiveram Joaquim Barreto, Presidente da Comissão Política Concelhia do PS local e China Pereira, Presidente da Assembleia Geral do PS, assim como, o coordenador cessante da JS Orlando Lopes, o presidente da mesa da Assembleia da JS, Vitor Gonçalves e o Secretário-Geral da Juventude Socialista, João Torres.
Uma vez empossados os órgãos da JS de Cabeceiras de Basto, Orlando Lopes, que agora deixa o cargo, felicitou os novos dirigentes e agradeceu a colaboração daqueles que o acompanharam ao longo do mandato que agora termina, num trajeto nem sempre fácil, mas marcado pela humildade e pela vontade de fazer sempre mais e melhor por Cabeceiras de Basto e pelos seus jovens.

Cidadania mais ativa e participativa

No uso da palavra, Joaquim Barreto, começou por felicitar os novos órgãos a quem desejou os maiores sucessos para este mandato que agora inicia, assente num projeto que espera seja envolvente, em prol de uma cidadania mais ativa e participativa.
O autarca realçou a importância da política e dos partidos políticos na sociedade atual, que considerou, devem ser encarados com seriedade e elevação num constante espírito de missão e de serviço público, estando próximo das pessoas e ajudando a implementar políticas que contribuam para o seu bem estar.
Da mesma opinião partilhou o dirigente nacional João Torres, que na oportunidade teceu rasgados elogios ao autarca Cabeceirense, Eng.º Joaquim Barreto, que considerou ser um dos melhores autarcas do país e que pela sua tenacidade, seriedade, determinação e capacidade de trabalho é uma referência, que em muito orgulha o Partido Socialista. João Torres disse, que apesar de estar de saída do cargo de presidente da Câmara, Joaquim Barreto será sempre uma mais valia onde quer que esteja e cuja experiência não deve ser desperdiçada. O dirigente deixou também uma palavra amiga a China Pereira que vai disputar as próximas eleições sob a bandeira do PS à Câmara Municipal e mostrou-se convicto nas suas capacidades para dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pelos autarcas do PS, que muito tem contribuido para o desenvolvimento de Cabeceiras de Basto e que aliado a novos projetos continuará certamente na senda do progresso deste concelho.
O jovem dirigente deixou também uma palavra aos jovens para que se envolvam, participem e não abdiquem dos seus direitos de cidadania.
Desafiou-os a olharem para o território e a valorizarem as inúmeras potencialidades que a sua diversidade encerra, para aqui criarem respostas laborais que lhes permitam combater o flagelo do desemprego que atinge esta geração. Por outro lado, referiu que não é possível continuar a aceitar as medidas que o atual governo vem tomando, que são penalizadoras para o país e para as pessoas e que estão a criar graves dificuldades aos portugueses, sem reagir.
O jovem dirigente terminou felicitando os novos órgãos da JS de Cabeceiras de Basto e disponibilizando-se para os apoiar sempre que precisarem neste pecurso que agora começa.

Um trabalho da juventude para a juventude

O líder da JS de Cabeceiras de Basto, João Pacheco, agradeceu a presença de todos, assim como as palavras que lhe foram dirigidas e mostrou-se determinado em dinamizar um projecto que passe por um maior envolvimento dos jovens na sociedade e que os desperte à participação cívica. Na sua intervenção, João Pacheco apresentou as linhas mestras do ‘seu mandato’ para os próximos dois anos, que pretende seja um novo ciclo, provido de novas ideias, novos diálogos e marcado por uma forma inovadora de interação concelhia com a fração jovem da sociedade cabeceirense.
O novo líder acredita que os jovens devem ser os promotores de um futuro crescente e abundante num concelho com potencial para dar resposta às ambições da juventude.
Das ações que se pretendem desenvolver, destaque para a criação de uma Associação de Estudantes nas escolas do concelho e para a dinamização de um ciclo de debates intitulado ‘JS em Diálogo’ tendo em vista conhecer as ideias de todos quantos queiram aderir a esta iniciativa. Também o emprego jovem está nas preocupações desta nova liderança e por isso serão realizados diversos workshops que abordem a temática do empreendedorismo e do emprego. Por outro lado, pretedem estabelecer parcerias com as associações na implementação de atividades de desporto, nomeadamente através da promoção de torneios e de encontros desportivos. Das suas linhas mestras fazem ainda parte a cultura e o ambiente, áreas onde se pretende envolver os jovens cabeceirenses.
Terminou felicitando os autarcas Joaquim Barreto e China Pereira pelo seu percurso na política ativa que muito contribuiu para o desenvolvimento do concelho, sem nunca ‘desprezarem os jovens’.
No uso da palavra e a encerrar esta cerimónia, o presidente da Assembleia Geral do PS, China Pereira, desejou os maiores êxitos a todos os que agora começam este mandato, contando com o seu apoio na candidatura à Câmara Municipal nas próximas eleições autárquicas. China Pereira, realçou ainda o facto de o PS ter estado sempre atento às necessidades dos jovens desenvolvendo medidas e criando infra-estruras capazes de dar respostas aos seus anseios, seja desportivos, tecnológicos ou de ocupação salutar dos tempos livres. Terminou reiterando o seu apoio na concretização das atividades que pretendem realizar nos próximos dois anos.
No final da cerimónia, o público presente assistiu a três momentos de animação proporcionados por jovens Cabeceirenses que entusiasmaram a platéia. Jotz Beatbox, Slamming Doors e Carolina Pacheco, foram os protagonistas que abrilhantaram o final desta tomada de posse que foi também uma festa bem do agrado dos jovens presentes.

órgãos sociais

Secretariado:
João Pacheco (Secretário Coordenador)
Rita China
Claudina Carvalho
Pedro Ribeiro
Diogo Gonçalves
Margarida Pacheco
Bárbara Campos
Pedro Gonçalves
Ricardo Maldonado
 
Mesa da Assembleia:
Vítor Gonçalves (Presidente)
Simão Teixeira (1º Secretário)
Filipa Pacheco (2ª Secretária)
 
Representatividade na CPC do PS:
João Pacheco
Vítor Gonçalves
Cristiana Marques
Diogo Gonçalves
Dores Carvalho

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.