Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 04-03-2013

SECÇÃO: Informação

Selecionador Nacional defende “potencial” do Futsal para ser considerado “o desporto de pavilhão mais popular”

Presidente da Câmara agradeceu a presença do Selecionador Nacional de Futsal em Cabeceiras de Basto
Presidente da Câmara agradeceu a presença do Selecionador Nacional de Futsal em Cabeceiras de Basto
O Selecionador Nacional de Futsal, Prof. Jorge Braz foi o orador convidado do colóquio de abertura do I Torneio Interfreguesias de Futsal de Cabeceiras de Basto subordinado ao tema ‘Futsal - o desporto de pavilhão mais popular’, uma iniciativa organizada pela Câmara e pela empresa municipal Emunibasto.
A sessão realizou-se no passado dia 1 de março, no Auditório Municipal Ilídio dos Santos.
Coube ao presidente da Câmara Municipal, Engº Joaquim Barreto, dar as boas-vindas ao orador e público presente, assim como apresentar o selecionador nacional – natural de Valpaços a residir atualmente em Braga – cujo currículo apresenta uma vasta experiência na área desportiva.
Numa noite de reflexão dedicada ao futsal, à formação, aos jogadores, às equipas e à realidade regional e nacional, o selecionador Jorge Braz começou por afirmar que “do futsal faz parte uma família enorme e que toda ela contribui para o desenvolvimento e crescimento da modalidade”, onde os clubes/equipas assumem um papel preponderante.
Afirmando que “a Federação pretende que o futsal seja a modalidade de pavilhão mais praticada”, Jorge Braz disse que “existe potencial” para sustentar que o futsal seja “o desporto de pavilhão mais popular” em Portugal.
Dezenas de jovens desportistas, dirigentes, professores e população em geral marcaram presença neste serão do "Futsal - o desporto de pavilhão mais popular"
Dezenas de jovens desportistas, dirigentes, professores e população em geral marcaram presença neste serão do "Futsal - o desporto de pavilhão mais popular"
Confirmando que os portugueses têm “muita aptidão para jogar com os pés”, Jorge Braz declarou que “o jogador de futsal tem qualidade e talento”. O mesmo garantiu, ainda, que “não conhece outros locais com tantos equipamentos para a prática de futsal como em Cabeceiras de Basto”.
Na sua intervenção, Joaquim Barreto reconheceu a importância dos equipamentos – pavilhões desportivos e polidesportivos – existentes no concelho ao dispor dos jovens, estruturas desportivas que este primeiro Torneio Interfreguesias de Futsal vem promover e valorizar, ao mesmo tempo que fomenta a utilização daqueles espaços e impulsiona a competição salutar e o convívio entre os jovens das várias freguesias.
“Se aos pavilhões desportivos existentes nas vilas de Cabeceiras de Basto, Arco de Baúlhe e Cavez juntarmos os oito polidesportivos podemos dizer que temos uma boa oferta” ao nível concelhio, destacou Joaquim Barreto, revelando que a autarquia “procura ter um ponto de equilíbrio entre as necessidades da população e aquilo que são os equipamentos existentes” para uma ocupação salutar dos tempos livres.
Dirigindo-se à plateia, maioritariamente composta por jovens desportistas e dirigentes de clubes locais que foram muito interventivos, o edil desejou que o evento seja um sucesso.
No final da sessão, o presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira, felicitou o orador pela sua clara exposição, assim como o Município pela organização de mais uma iniciativa voltada para o desporto, uma prática que hoje em dia “é fundamental na vida das pessoas”, pois “melhora” a sua “qualidade de vida”.
O I Torneio Interfreguesias de Futsal de Cabeceiras de Basto arrancou no sábado à noite com os jogos entre as equipas de Abadim – Cabeceiras de Basto e Passos – Basto, disputados no Pavilhão Desportivo de Cavez.
Refira-se que, no total, participam nesta iniciativa 14 freguesias que vão assim desfrutar dos equipamentos existentes no concelho para a prática desportiva.
As próximas equipas a entrar em campo são Refojos – Painzela e Alvite – Riodouro no campo do Alvite e ainda Bucos – Vila Nune e Outeiro – Cavez no campo de Painzela. Os jogos estão agendados para o próximo sábado, dia 8 de março, a partir das 21.00 e 22.00 horas respetivamente.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.