Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 11-02-2013

SECÇÃO: Informação

Delegação do PCP recebida pelo autarca Joaquim Barreto

Deputada Drª Carla Cruz visitou Festa do Fumeiro
Deputada Drª Carla Cruz visitou Festa do Fumeiro
Uma delegação do PCP, que integrava a deputada da Assembleia da República eleita pelo distrito de Braga, Dra. Carla Cruz, que recentemente substituiu o histórico deputado comunista Agostinho Lopes, foi recebida no passado dia 9 de fevereiro pelo presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto.
O Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), as dívidas do Ministério da Educação às Câmaras Municipais, o desemprego, a reorganização administrativa do território das freguesias, o encerramento e reorganização dos serviços públicos, a Lei das Finanças Locais e os fundos comunitários, foram alguns dos temas de âmbito nacional, regional e local abordados no decurso da reunião.
“Na oportunidade, o presidente da Câmara, Engº Joaquim Barreto, informou que Cabeceiras de Basto não recorreu ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) e que muita da legislação que a Assembleia da República tem aprovado põe em causa a autonomia do poder local. Mostrou-se, ainda, preocupado com a falta de políticas do Governo de incentivo à economia e de políticas ativas de emprego que contrariem o aumento galopante do desemprego”, refere a nota à imprensa enviada pelo município cabeceirense.
O autarca falou, também, “da importância em avançar com a regionalização, ao invés da reorganização dos serviços públicos de forma descoordenada e incongruente, como está a acontecer, dando como exemplo o encerramento de serviços ou o novo Regime do Associativismo Intermunicipal das Comunidades Intermunicipais (CIM)”.
Joaquim Barreto “deu a conhecer à delegação comunista as ações desenvolvidas pelo Município no que toca às matérias atrás referidas, como o apoio dado às Juntas de Freguesia para recorrerem aos tribunais contra a extinção e agregação de freguesias e as políticas locais para a atração do investimento e fixação das populações (construção de zonas industriais, descontos significativos para jovens empresários até aos 35 anos para a aquisição de lotes, entre outras medidas)”.
Por seu turno, a deputada Carla Cruz, que se fez acompanhar do responsável local do PCP, Miguel Coelho, “agradeceu a disponibilidade do presidente para receber a comitiva, comungando das mesmas preocupações e defendendo uma, cada vez mais forte, relação entre eleitos e eleitores”, revela o mesmo documento.
Acompanhada pelo autarca Joaquim Barreto, a delegação comunista visitou a 17ª edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto, que decorre até ao próximo dia 11 no Pavilhão Desportivo de Refojos.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.