Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 21-01-2013

SECÇÃO: Informação

Reis das Escolas juntam Mar de gente no Desportivo de Refojos

Centenas de pessoas assistiram ao Encontro
Centenas de pessoas assistiram ao Encontro
De vozes afinadas, trajadas à moda antiga, de cestas na mão e cabaças às costas, um milhar de crianças do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto cantou e encantou o ‘mar de gente’ que participou no XIV Encontro de Cantares de Reis das Escolas do Concelho de Cabeceiras de Basto.
A iniciativa que se realizou no dia 16 de janeiro, no Pavilhão Desportivo de Refojos, contou com a presença dos professores, educadores, pais e avós, que se associaram à festa promovida pela Câmara Municipal e pela Emunibasto, em colaboração com o Agrupamento de Escolas.
À semelhança dos anos anteriores, a iniciativa teve como objetivo reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural, promovendo a recolha e recriação dos cantares dos reis, por parte das escolas e dos seus alunos. Pretendeu-se também, preservar a memória coletiva do passado, enriquecer o presente e solidificar o futuro.
Nesta edição dos Reis das Escolas, Cabeceiras de Basto viveu momentos de grande alegria e animação com as atuações de 15 grupos constituídos pelos alunos dos jardins de infância e das escolas básicas, entre eles Os Aventureiros, Os Janeireiros, Os Jograis, Os Cantadores, Os Magos e Os Pastores do Centro Escolar Padre Dr. Joaquim dos Santos, o Centro Escolar do Arco de Baúlhe, o JI/EB1 de Alvite, o JI/EB1 da Faia, o JI/EB1 de Pedraça, o JI/EB1 de Outeiro, o JI/EB1 da Ferreirinha – Cavez, o JI/EB1 de Lameiros, o JI de Basto e o JI de Chacim.
Cânticos de Reis invadiram Pavilhão
Cânticos de Reis invadiram Pavilhão
Cerca de 1.000 crianças interpretaram os mais genuínos cantares dos reis, levando o público a recordar memórias de outrora ao som das violas, tambores, ferrinhos e cavaquinhos. O numeroso público vibrou com o espetáculo, aplaudindo as atuações com grande entusiasmo.
Ao evento associaram-se o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, assim como a administradora da Emunibasto e a diretora do Agrupamento de Escolas, Dra. Fátima Oliveira e Dra. Céu Caridade, respetivamente, entre outros membros da direção do agrupamento e população em geral.
Na oportunidade, o autarca Joaquim Barreto saudou e felicitou todos os presentes pela participação neste XIV Encontro de Cantares de Reis das Escolas, que se revelou “um espetáculo magnífico”. Pela envolvência desta iniciativa, o presidente da Câmara afirmou que a “comunidade está viva e ativa”. O autarca agradeceu, por fim, o envolvimento das crianças, pais, professores, educadores e funcionários neste evento de sucesso, cujo “trabalho em parceria trouxe resultados positivos”.
Em declarações à imprensa local, a administradora da Emunibasto, Dra. Fátima Oliveira, fez um “balanço muito positivo da iniciativa”, que juntou a comunidade educativa e população em geral numa tarde de grande convívio e animação.
Esta iniciativa “extraordinária enche-nos de orgulho e satisfação”, expressou a diretora do Agrupamento de Escolas, Dra. Céu Caridade, afirmando que “por detrás deste espetáculo de Reis está um grande trabalho e dedicação”. Por fim, apelou aos pais para que “sempre que possam se associem a estas iniciativas e se envolvam nas dinâmicas da escola”.
De salientar que todos os grupos participantes receberam um prémio de presença no valor de 60 euros para a aquisição de material didático-pedagógico.
No final da iniciativa foi oferecido, a cada criança, um pequeno lanche constituído por um bolo e um sumo.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.