Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 24-12-2012

SECÇÃO: Informação

Teatro, música e dança na Festa de Natal do concelho

Ronda de concertinas
Ronda de concertinas
À semelhança dos anos anteriores, o Município de Cabeceiras de Basto promoveu a Festa de Natal que contou, nesta edição, com encenações teatrais, muita música e dança. A festa decorreu no passado dia 23 de dezembro no Pavilhão Desportivo de Refojos, numa organização da Câmara Municipal, Régie Cooperativa Basto Vida e empresa municipal Emunibasto. Refira-se que esta Festa de Natal integra o programa cultural do Município há já vários anos, juntando centenas de pessoas de diferentes faixas etárias e oriundas das várias freguesias do concelho.
CTCMCB apresentou Teatro 'O Natal da Joana'
CTCMCB apresentou Teatro 'O Natal da Joana'
A Banda Juvenil Cabeceirense abriu o espetáculo com o Concerto de Natal, seguindo-se a ronda de concertinas. A Universidade Sénior de Cabeceiras de Basto interpretou ‘Um Conto de Natal’, enquanto as crianças do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto brindaram a plateia com a peça de teatro ‘O Natal da Joana’. De seguida, a dança invadiu o palco com as atuações do Rancho Folclórico ‘As Lavradeiras da Vila de Cavez’ e do grupo de dança do ‘Aprender a Crescer – Panda e os Caricas’. O espetáculo encerrou com a atuação dos Cavaquinhos da Raposeira. O Pai Natal também não faltou ao encontro, distribuindo guloseimas pelas crianças.
Durante a Festa de Natal do Município foram, ainda, entregues os prémios do Sorteio de S. Miguel 2011, terminando o certame com um lanche-convívio para todos os participantes.
Autarcas do Município desejaram Boas Festas aos cabeceirenses
Autarcas do Município desejaram Boas Festas aos cabeceirenses
No certame marcaram presença os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Engº Joaquim Barreto e Dr. China Pereira, os vereadores Dr. Domingos Machado, Francisco Pereira e Margarida Coutinho, os presidentes das Juntas de Freguesia, a administradora da Emunibasto, Dra. Fátima Oliveira, o presidente da Comissão de Festas de S. Miguel, Fernando Basto, assim como membros da Assembleia Municipal, entre outros convidados e público em geral.
Agradecendo a presença do público, assim como a participação dos grupos e das associações que subiram ao palco, o autarca Joaquim Barreto, salientou que a Câmara Municipal, com o apoio da Basto Vida e da Emunibasto, promove esta festa, não só no centro da vila mas noutros pontos do concelho, como os ECL’s, “procurando que o Natal seja com todos e para todos”.
As Lavradeiras da Vila de Cavez
As Lavradeiras da Vila de Cavez
Na sua intervenção, o presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira, felicitou todos aqueles que colaboraram na organização da festa, assim como a Câmara Municipal, entidade promotora do evento. “Quero aqui realçar esta visão humana que a Câmara tem da gestão do poder autárquico. Esta festa de Natal proporcionou uma tarde de convívio e confraternização entre todos os cabeceirenses e é este o verdadeiro espírito de Natal”, afirmou China Pereira.
No final, os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal expressaram votos de um Bom Natal e de um bom ano de 2013 com sucessos para todos.
Aprender a Crescer – 'Panda e os Caricas’
Aprender a Crescer – 'Panda e os Caricas’
De salientar que a iniciativa solidária, assente na tradição natalícia, tem por objetivo proporcionar momentos de bem-estar e de confraternização à população, dando-se especial destaque a todos aqueles que, por razões diversas, não podem celebrar o Natal com alegria e na companhia dos familiares.
Cavaquinhos da Raposeira em plena atuação
Cavaquinhos da Raposeira em plena atuação
De referir, ainda, que a Festa Natal dos Trabalhadores Município de Cabeceiras de Basto se realizou no passado sábado, dia 22 de dezembro, no Mercado Municipal. Durante a celebração, que proporcionou momentos de confraternização a todos os funcionários e familiares, foram ainda distribuídos presentes às crianças.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.