Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 03-12-2012

SECÇÃO: Informação

Joaquim Barreto representa Município de Cabeceiras de Basto
Conselho Consultivo do Centro Hospitalar do Alto Ave toma posse

Joaquim Barreto toma posse
Joaquim Barreto toma posse
Decorreu no dia 23 de novembro, no auditório da unidade de Guimarães, a cerimónia de tomada de posse do Conselho Consultivo do Centro Hospitalar do Alto Ave (CHAA), que integra entre outras entidades, a Câmara de Cabeceiras de Basto, ali representada pelo seu presidente, Engº Joaquim Barreto.
Um órgão que passa a ser liderado por Fernando Alberto Ribeiro da Silva e que tem como missão principal acompanhar a atividade da Administração daquela instituição de saúde que está ao serviço da população da região.
No uso da palavra o Presidente do Conselho de Admnistração (CA), Delfim Rodrigues, aproveitou para felicitar os membros deste novel Conselho Consultivo a quem cabe a responsabilidade de apreciar os planos de atividades de natureza anual e plurianual. Cabe ainda, a este órgão apreciar todas as informações que tiver por necessárias para o acompanhamento da atividade do hospital e emitir recomendações visando o melhor funcionamento dos serviços a prestar às populações, tendo em conta os recursos disponíveis.
Novo Conselho Consultivo do Centro Hospitalar do Alto Ave
Novo Conselho Consultivo do Centro Hospitalar do Alto Ave
Profissional de saúde há 30 anos, Delfim Rodrigues, fez questão de exortar aquele órgão a instar o CA “sempre que entender”. Disse ainda ser “do tempo em que os hospitais tinham muros à volta, e alguns até com arame farpado”, manifestando-se por isso, esperançado de que o “Conselho Consultivo consiga derrubar outros muros que ainda possam existir em alguns profissionais de saúde”. O administrador disse ainda que o “grande desafio é olhar para cada um [doente] como se fosse único”, advertindo que são os doentes que “justificam a missão dos profissionais de saúde e a sua utilidade técnica e social”. “Temos que servir muitos doentes”, alertou, desafiando o Conselho Consultivo, ora empossado, a exercer a sua função, fazendo os reparos que entender por necessários.
Na oportunidade o anfitrião, aproveitou a ocasião para referir que “por vezes fala-se na perda de qualificação das diferentes unidades”, lembrando a propósito que o Centro Hospitalar do Alto Ave tem vindo a “ganhar qualificação praticamente em todas as áreas, sobretudo naquelas que são estratégicas na prestação de serviços de saúde ao cidadão”, considerando que “o que faz a diferença na prestação de cuidados de saúde é a qualidade do desempenho”.
Por sua vez, Fernando Alberto Ribeiro da Silva, no discurso da tomada de posse, elogiou o trabalho desenvolvido por Delfim Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração, lembrando que esteve ligado ao Hospital de Guimarães desde a sua construção, garantido que, tal como no pasado, o novo Conselho Consultivo vai acompanhar a atividade do Centro Hospitalar e da realidade que o envolve. De referir por fim que este órgão reúne pelo menos uma vez por ano.

Conselho Consultivo
do Centro Hospitalar

O Conselho Consultivo do Centro Hospitalar do Alto Ave é presidido por Fernando Alberto Ribeiro da Silva, integrando Rui Cernadas (Administração Regional de Saúde do Norte), César Machado (vereador da Câmara Municipal de Guimarães), Joaquim Barreto (Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto), José Ribeiro (Presidente da Câmara de Fafe), José Vale (Presidente da Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa), José Alves Pinto (Presidente da Liga de Amigos do CHAA) e o enfermeiro Nuno Zambujal eleito como representante dos trabalhadores do CHAA. António Gama Brandão, pioneiro na pediatria em Portugal, e a enfermeira maria Dárida Afonso Gomes foram indicados para este órgão atendendo ao seu relevante percurso profissional na área da saúde.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.