Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 03-12-2012

SECÇÃO: Informação

Câmara restaura telas do Mosteiro de S. Miguel de Refojos

Instalado no Mosteiro de S. Miguel de Refojos, em Cabeceiras de Basto, o Núcleo Museológico do Baixo Tâmega – Núcleo de Arte Sacra, integra um conjunto de pinturas sobre tela que se revelaram fortemente carenciadas de uma intervenção de conservação e restauro. Um trabalho que está a ser levado a cabo pelas oficinas de Santa Bárbara, de Matosinhos e que vem de encontro ao objetivo municipal de recuperar, valorizar e dignificar o património local, seja material ou imaterial.

foto
De referir que a Câmara Municipal já havia procedido no ano transacto, ao restauro de duas telas existentes no Núcleo de Arte Sacra, nomeadamente, a “Alegoria à Imaculada Conceição” (c. 1600) e a “Anunciação”(c.1600). Duas pinturas a óleo sobre tela inseridas num conjunto retabular constituído por cinco pinturas tardo-maneirista e que possuem qualidade artística inquestionável. A sua autoria é atribuída ao pintor portuense Francisco Correia (1568-1616).
foto
Dado o avançado estado de degradação em que se encontravam a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto decidiu avançar com uma intervenção de conservação e restauro tendo em vista a sua preservação. O restauro destas importantes telas realizou-se num atelier de conservação e restauro do Porto e após uma intervenção especializada, foram colocada novamente ao dispor do público naquele espaços museológico, para serem observadas.
De referir também que o restauro destas vetustas telas implica uma abordagem interdisciplinar que passa pela interpretação das camadas pictóricas, pela complexidade estrutural das mesmas, ambos determinantes na conservação e restauro a seguir.
Recuperar, valorizar e divulgar o património concelhio, ‘devolvendo-o’ à população sob um olhar contemporâneo, tem sido uma das preocupações do executivo municipal de Cabeceiras de Basto ao longo dos anos.


© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.