Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 12-11-2012

SECÇÃO: Educação

Agrupamento entregou diplomas de mérito e certificados RVCC

Entrega de certificados decorreu na Escola Básica e Secundária
Entrega de certificados decorreu na Escola Básica e Secundária
No âmbito da Semana da Educação, decorreram no auditório da Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto as cerimónias de entrega de diplomas aos alunos do quadro de mérito do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto e de certificados aos adultos que concluíram o Processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) no Centro Novas Oportunidades (CNO) do Agrupamento.
Centenas de pessoas, entre alunos, encarregados de educação, professores e funcionários do estabelecimento de ensino, participaram na entrega de diplomas aos 86 alunos do quadro de mérito do Agrupamento que aconteceu no passado dia 23.
Depois de parabenizar os alunos (do 5º ao 9º ano) que receberam os diplomas de mérito, o vereador da Educação desafiou os estudantes a darem continuidade ao seu projeto. “Esta sessão é muito importante porque reconhece o mérito e o contexto em que o mérito acontece. Nada se consegue sem esforço”, disse Domingos Machado, deixando o compromisso: “a Câmara Municipal tudo procura fazer para que vocês tenham as melhores condições possíveis” na escola.
E acrescentou: “façam o favor de não perderem esta oportunidade. Oiçam os vossos professores e os vossos pais porque os vossos pais são a coisa mais importante que vocês têm no mundo”.
O Presidente da Assembleia Municipal, entregou diploma a um dos formandos
O Presidente da Assembleia Municipal, entregou diploma a um dos formandos
Na oportunidade, o presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira, cumprimentou todos os presentes e felicitou os alunos distinguidos com o diploma de mérito. China Pereira evidenciou os sucessos escolares dos 86 alunos de mérito, felicitando também os pais e professores que contribuíram para o sucesso dos alunos.
Regozijando-se com a presença de toda a comunidade educativa, a diretora do Agrupamento, Dra. Céu Caridade, incentivou os alunos a continuarem o seu percurso de mérito, estimulando-os a serem, para além de “bons alunos, boas pessoas e bons cidadãos”.
“Estamos perante um grupo de jovens que deram o seu melhor ao longo do ano letivo 2011/2012, contando com o apoio incondicional da família e dos professores”, salientou a diretora, desejando sucessos a todos os alunos.
Alunos recebem diplomas de mérito
Alunos recebem diplomas de mérito
No dia 24 de outubro foram entregues os certificados aos adultos que concluíram o Processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) no Centro Novas Oportunidades (CNO) do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto. Ao todo foram 95 os adultos certificados, 65 que concluíram o processo RVCC nos concelhos de Cabeceiras de Basto e Vieira do Minho (freguesia de Rossas) e 30 que concluíram o curso EFA (Educação e Formação de Adultos).
À cerimónia associaram-se os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Eng.º Joaquim Barreto e Dr. Serafim China Pereira, o vereador da Educação, Dr. Domingos Machado, o presidente das Junta de Freguesia de Refojos, Francisco Alves, a diretora do Agrupamento de Escolas, Dra. Céu Caridade, a administradora da Emunibasto, Dra. Fátima Oliveira, docentes do CNO, entre outros convidados.
Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal congratulou-se com a conclusão dos processos de RVCC e reconheceu a dedicação, empenho e valor dos adultos que, neste último ano, revelaram “disponibilidade para vir de novo à escola e que demonstraram vontade de aprender para acrescentarem conhecimentos e competências aos saberes que já possuíam”. O autarca deu, por isso, os parabéns aos formandos e à equipa que os acompanhou ao longo de todo o processo RVCC.
Por fim, Joaquim Barreto mostrou-se satisfeito pela organização em parceria da Semana da Educação, que contou, entre outros, com a colaboração e envolvimento do Agrupamento de Escolas e de toda a comunidade educativa, assim como da população em geral, e que resultou numa “semana rica ao nível de todo o trabalho desenvolvido”.
Na sua intervenção, a diretora do Agrupamento felicitou os formandos, reconhecendo-lhes “empenho e dedicação” e desabafou: “na vida as oportunidades nem sempre surgem no momento mais adequado. A democracia devia isto ao povo português e vocês tiveram a vossa oportunidade”.
Céu Caridade deu os parabéns a todos os formandos e à equipa do CNO, que contribuiu com “o seu profissionalismo e dedicação” para o sucesso do processo de RVCC no Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.