Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 12-11-2012

SECÇÃO: Informação

Autárquicas 2013

foto
Serafim China Pereira candidato a presidente de Câmara

O Partido Socialista local abriu o processo eleitoral interno para designar o seu candidato a presidente de Câmara nas eleições autárquicas 2013.
De acordo com os estatutos e o regulamento do Partido Socialista, as candidaturas ao cargo de presidente da Câmara Municipal têm que ser subscritas cumulativamente por 10% dos militantes, 10% dos autarcas municipais e de freguesia eleitos em listas do PS de Cabeceiras de Basto, bem como por 1/3 dos membros da Comissão Política Concelhia.
Segundo os referidos estatutos e regulamento, as propostas de candidatura têm de ser entregues à Mesa da Comissão Política, com conhecimento aos Secretariados da Distrital e Nacional, no prazo máximo de 48 horas antes da data da reunião da mesma Comissão Política Concelhia convocada para o próximo dia 16, para designar o primeiro candidato à Câmara.
Conforme o comunicado distribuído por esta força partidária à imprensa, e na informação dada aos militantes, em 23 de outubro, ainda estão a decorrer os prazos para apresentar as candidatudas ao cargo de presidente de Câmara.

Comissão de apoio
a China Pereira

Ligado com o processo eleitoral em curso foi-nos possível apurar que existe no concelho uma comissão de apoio a China Pereira constituída por militantes e simpatizantes do partido e também independentes que está a fazer contactos junto dos autarcas e militantes bem como de membros da Comissão Política para estes subscreverem, até ao dia 14, a sua candidatura ao cargo de presidente de Câmara.
Fonte daquela comissão informou-nos que até ao dia de hoje já subscreveram a propositura de candidatura de China Pereira todos os membros da Comissão Política (46) incluindo os elementos da Juventude Socialista (JS),127 autarcas num total de 146, o que corresponde a 87% e 265 (60,5%) militantes dos 438 com capacidade eleitoral ativa.
Pelos números já conhecidos verifica-se uma grande mobilização e apoio à candidatura de China Pereira, bem como a existência de um grande consenso à sua volta, devendo deste modo, ser o único candidato que reúne condições para ser votado nos órgãos próprios do partido.
Para analisar e decidir sobre os processos das candidaturas que venham a ser entregues, no prazo legal acima referido, a Comissão Política do PS de Cabeceiras de Basto vai reunir no próximo dia 16 de novembro, pelas 21h30, na sede do partido, avança o comunicado que chegou à nossa redação.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.