Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 12-11-2012

SECÇÃO: Informação

Investimentos beneficiam área de Vinha de Mouros

Capela do cemitériofoi alvo de uma intervenção de fundo
Capela do cemitériofoi alvo de uma intervenção de fundo
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto tem vindo, ao longo dos anos, desde 1994, a realizar vários investimentos em toda a zona de Vinha de Mouros.
Além dos acessos, foram construídos diversos equipamentos lúdicos, recreativos e desportivos, entre eles o Centro de Educação Ambiental, o Centro Hípico, o Circuito de Manutenção, a Piscina Descoberta de Refojos e o Polidesportivo, estruturas que atraem, anualmente, milhares de visitantes a esta zona de grande beleza paisagística.
Executaram-se, ainda, obras muito significativas no Cemitério Municipal de Refojos, ampliando-o com a construção de mais um espaço - a plataforma inferior - de um edifício para apoio com instalações sanitárias, de infraestruturas para a drenagem de águas pluviais e pavimentação de arruamentos interiores, bem como da beneficiação da capela.
Cemitério foi ampliado
Cemitério foi ampliado
Na zona envolvente ao cemitério efetuou-se a sua requalificação urbanística e embelezamento com a criação de uma área ajardinada, o alargamento e pavimentação das ruas e das baías de estacionamento e, ainda, com a instalação de iluminação pública e mobiliário urbano.
“Imbuídos de um sentimento de grande respeito e estima pelos nossos antepassados e pelo local onde se encontram sepultados - o cemitério municipal - conscientes do valor e da riqueza que tem a floresta, bem como do seu uso múltiplo para a qualidade de vida dos cidadãos, a Câmara Municipal tem vindo a realizar vários investimentos em toda a zona de Vinha de Mouros”, salientou, a este propósito, o presidente da Câmara Municipal, Engº Joaquim Barreto.
Criaram-se, igualmente, outros acessos e melhoraram-se os existentes, construíram-se equipamentos diversos para potenciar e valorizar os recursos naturais, tais como a fauna e a flora que são um fator de atração, de lazer e bem-estar para as pessoas e para a promoção do ambiente e do turismo.
De salientar, ainda, que anualmente, os equipamentos municipais e toda a zona envolvente de Vinha de Mouros recebem a visita de milhares e milhares de pessoas que procuram o concelho para desfrutar das estruturas físicas ao dispor da população, mas também para apreciar as paisagens verdejantes e refrescantes, sobretudo na época quente de verão.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.