Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-10-2012

SECÇÃO: Educação

Cabeceiras de Basto dedica semana à Educação

Hora do Conto decorre ao longo da semana
Hora do Conto decorre ao longo da semana
Exposições, atividades de promoção da leitura, recitais, hora do conto, ateliês e ações de sensibilização são algumas das iniciativas que integram o programa de seis dias delineado pela organização, que pretende promover a Educação junto da comunidade.
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a Emunibasto, com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, do Externato de S. Miguel de Refojos, da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, da Régie Cooperativa Basto Vida, da CPCJ e do Pólo de Formação de Basto, promovem de 22 a 27 de outubro a segunda edição da Semana da Educação.
Trata-se de uma iniciativa que, à semelhança da edição anterior, pretende envolver a comunidade educativa e a população em geral, em acontecimentos culturais distintos que durante a semana terão lugar em vários cenários e locais do território.
Exposições, atividades de promoção da leitura, recitais, hora do conto, ateliês e ações de sensibilização são algumas das iniciativas que integram o programa de seis dias delineado pela organização, que pretende promover a Educação junto da comunidade.
Ao longo da semana, os cabeceirenses poderão visitar três exposições em locais como a Casa Municipal da Cultura de Cabeceiras de Basto (exposição de pintura: ‘Outras terras, outras gentes’ de Marlene Teixeira Galvão), a Casa do Povo do Arco de Baúlhe (exposição de pintura: ‘Olhar infinito’, de Ana Paula Duro) e a Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, no Arco de Baúlhe (exposição: ‘Regresso à escola de antigamente’).
foto
Em simultâneo, de 22 a 27 de outubro, serão levadas a cabo outras iniciativas tais como ‘Livros de mão em mão’ no Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, ‘Leituras partilhadas’, no Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos e Centro Escolar do Arco de Baúlhe e a Feira do Livro, na Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, no Arco de Baúlhe. Durante esta semana será igualmente dinamizado o I Concurso de Ilustração Infantil e lançado o I Concurso literário infantil e juvenil de Cabeceiras de Basto intitulado ‘O nosso guerreiro – O Basto, o nosso mosteiro de S. Miguel de Refojos’.
Além das iniciativas referidas que perpassam a Semana da Educação, no dia 22 de outubro, o programa inicia com uma ação de divulgação da ‘aula campal’ e a recitação de poesias, em vários locais da vila de Cabeceiras de Basto. A ‘Hora do conto’, a apresentação dos livros ‘O Homem da nuvem escura’, de Inês Vinagre e ‘O livro – objeto’, de Martinho Torres, marcam este primeiro dia.
No dia 23 de outubro, destaca-se entre outras, a realização de uma exposição e de um workshop alusivo ao fabrico de compotas e de produtos de linho, a ‘ação de sensibilização da população estudantil para a proteção civil’ no âmbito do projeto GESTRAVE, a visita à ‘Estação de comboios do Arco de Baúlhe’, no Museu das Terras de Basto, assim como, a reunião de trabalho subordinada ao tema ‘Estruturas educativas do concelho, no âmbito do Observatório Local para o Sucesso Educativo’, terminando a jornada com a cerimónia de entrega de diplomas de mérito aos alunos do quadro de mérito do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto.
No dia 24 de outubro, a Semana da Educação prossegue, com realce para a ‘Feirinha de Outono’ a realizar no Campo do Seco, para a promoção de ateliês de jogos tradicionais e do ‘trabalho da lã’ e para a entrega de diplomas aos adultos que concluiram o processo de RVCC.
No dia 25, destaque para o teatro de fantoches ‘A galinha ruiva no outono’ e para a ação de sensibilização ‘Os direitos e os deveres da família no contexto da educação formal’.
No dia 26 de outubro, a Semana da Educação fica marcada pela promoção da ‘Hora do conto’ em vários jardins de infância do concelho e pela iniciativa ‘Uma noite na biblioteca…’ Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho.
No último dia da semana dedicada à Educação, está prevista a cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores do VII Concurso Literário – Conto Infantil e o lançamento da coletânea dos seis contos vencedores das edições anteriores do concurso literário - conto infantil. Uma iniciativa que terá lugar na Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, no Arco de Baúlhe, agendada para as 15h30m. À noite, pelas 21h30m, a apresentação do livro ‘Ama-me sem me suportares’, de Fátima Marinho e um momento musical promovido por jovens da banda cabeceirense no Auditório Municipal Ilídio dos Santos, encerram a Semana da Educação de Cabeceiras de Basto.
Ao promover esta iniciativa, o Município Cabeceirense pretende assim, valorizar a Escola e o Ensino, sensibilizando a comunidade educativa e a população em geral, para as diferentes temáticas que lhe estão associadas.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.