Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-10-2012

SECÇÃO: Informação

Antigas esculturas da Paróquia de Outeiro para visitar no Núcleo de Arte Sacra

Santa Maria em exposição no Núcleo de Arte Sacra
Santa Maria em exposição no Núcleo de Arte Sacra
Doze antigas esculturas podem ser apreciadas no Núcleo de Arte Sacra do Museu das Terras de Basto, localizado na antiga sacristia do Mosteiro de S. Miguel de Refojos.
A exposição temporária integra o espólio de arte sacra da Igreja Paroquial de Outeiro (Cabeceiras de Basto) que, numa parceria entre a Igreja Paroquial e a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, possibilitou colocar ao dispor dos visitantes aquele conjunto de doze esculturas, pertença da Igreja de Outeiro que está a ser alvo de obras de remodelação e ampliação, motivo pela qual o Arcipreste Francisco Marcelino Esteves, pároco de Outeiro, decidiu depositar as imagens religiosas no Núcleo de Arte Sacra do Mosteiro de Refojos.
O acervo patente ao público no Núcleo de Arte Sacra do Museu das Terras de Basto é constituído por doze esculturas que representam a Virgem Maria e outros santos, cuja cronologia se situa entre a época medieval e o século XX.
Imagem de S. Francisco Xavier
Imagem de S. Francisco Xavier
Pela sua raridade e beleza, destaca-se a escultura em madeira, bastante delida pelo tempo, representando Santa Maria. Trata-se da imagem de uma virgem em majestade, coroada, sentada no trono e tendo nos joelhos a figura do seu amado filho, datada do século XIII ou XIV. Esta vetusta imagem foi encontrada há muitos anos atrás, enterrada no que agora se designa como “a Mata da Santa”, em Outeiro.
Nunca será demais realçar o cuidado tido pelos paroquianos que a encontraram e a levaram para a atual igreja de Outeiro. Deste modo o património concelhio ficou mais rico.
Espera-se que este tipo de parceria se possa efetivar com outras paróquias do concelho de Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.