Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 01-10-2012

SECÇÃO: Informação

Grandiosa procissão em honra de S. Miguel

Bombeiros Cabeceirenses carregaram andor
Bombeiros Cabeceirenses carregaram andor
Mais de trinta andores e centenas de figurados saíram no dia 29 de Setembro, à rua dando corpo à majestosa procissão em honra do Arcanjo S. Miguel. Milhares de devotos associaram-se à manifestação religiosa, que percorreu as ruas desta vila Cabeceirense, ponto alto das Festas do concelho que decorreram de 20 a 30 de setembro, com um programa diversificado aliando tradição e modernidade.
Uma verdadeira enchente de pessoas perfilaram-se ao longo das ruas para ver passar este importante cortejo religioso, que é uma referência nas terras de Basto e no Norte do País.
A jornada começou cedo com arruadas de bombos nos principais locais desta vila, convidando, como é tradição os romeiros para a festa. Entretanto, na Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, celebrava-se a Missa Solene em Honra do Padroeiro, presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, que atraiu àquele templo centenas de fiéis.
O programa festivo prosseguiu com a entrada das Bandas de Música de Cabeceiras de Basto e de Caldas das Taipas, que se apresentaram aos autarcas, bem como ao numeroso público presente na Praça da República. Enquanto isso, centenas de pessoas esperavam junto ao Posto de Turismo Municipal, o resultado do Sorteio de S. Miguel, uma importante fonte de receita destas festividades, cujo primeiro prémio foi um automóvel.
A entrada da Fanfarra dos Bombeiros Cabeceirenses na Praça assinalou o início da Procissão que além dos Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, respetivamente Engº Joaquim Barreto e Dr. Serafim China Pereira, dos vereadores, do Presidente da Junta de Freguesia de Refojos, dos responsáveis pela Comissão de Festas, esteve também presente uma delegação de Neuville-Sûr-Saône, de França, terra com a qual Cabeceiras de Basto se encontra geminada há mais de uma década.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.