Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 10-09-2012

SECÇÃO: Informação

Prémios Jovens Músicos 2012

Carlos Leite em plena prova
Carlos Leite em plena prova
Carlos Leite obtem 3º Lugar na Categoria de Nível Superior de Trompete

O Cabeceirense Carlos Leite, de 18 anos de idade, obteve o 3º Lugar na Categoria de Nível Superior de Trompete, no concurso ‘Prémio Jovens Músicos 2012’.
O Prémio Jovens Músicos realiza-se todos os anos, com o conteúdo de desenvolvimento artístico, promovido pela RTP e com especial envolvimento da ANTENA 2. Este concurso distingue desta forma, os novos talentos na área da música e pretende marcar uma nova geração de músicos.
Carlos Leite, trompetista e aluno da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), passou nas várias eliminatórias até chegar à final, onde obteve o 3º Lugar na Categoria de Nível Superior de Trompete.
No âmbito deste concurso, o Nível Superior em Trompete realiza-se de 4 em 4 anos, sendo estabelecidas 3 fases de eliminatória. Participam jovens até aos 26 anos de idade.
Na primeira eliminatória, Fase de Gravação, concorreram cerca de 35 jovens músicos que estudam ou já terminaram Licenciatura/Mestrado na área de música. Ficaram apurados 9 músicos que passaram para a segunda fase que consiste numa prova a solo, aberta ao público, em que são avaliados por uma mesa de júri. Esta prova teve lugar na Casa da Música do Porto e apurou os músicos finalistas.
A final realizou-se na Escola Superior de Música de Lisboa. Carlos Leite concorreu à final, com mais dois instrumentistas, que também foram apurados para a final.
De referir ainda, que além de participar no Prémio Jovens Músicos, Carlos Leite, prestou igualmente provas de acesso na Escola Superior de Música da Catalunha (ESMUC), em Barcelona.
As provas de acesso realizaram-se através de concurso e reuniram cerca de 600 alunos nas diversas variantes da música. Na variante de trompete prestaram provas 7 alunos a nível Europeu, concorendo para duas vagas disponíveis pela universidade. Carlos Leite entrou em primeiro lugar.
De referir que este jovem cabeceirense, iniciou o seu trajecto musical na centenária Banda Cabeceirense, que de alguns anos a esta parte tem vindo a dinamizar uma escola de música e a revelar-se como um verdadeiro ‘viveiro’ de jovens talentos no panorama musical regional, nacional e até internacional.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.