Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 10-09-2012

SECÇÃO: Concelho em acção

Remodelação e modernização da rede de iluminação pública na vila de Cabeceiras de Basto

foto
Encontram-se a decorrer as obras de remodelação da rede de iluminação pública no arruamento entre o Quinchoso e o entroncamento com a ER 311, na Ponte de Pé, na vila de Cabeceiras de Basto.
Trata-se de uma empreitada executada pela Câmara Municipal, que resulta de um acordo de parceria estabelecido em 2007 entre o Município Cabeceirense e a EDP Distribuição, tendo em vista a remodelação das redes de iluminação pública nas entradas das vilas de Cabeceiras de Basto e do Arco de Baúlhe.
Os trabalhos em curso visam remover a atual rede de distribuição de eletricidade aos domicílios e de iluminação pública por via aérea, substituindo-a pela via subterrânea.
Com a passagem para via subterânea, numa extensão de 600 metros, a iluminação pública nesta rua, passará a ser garantido por colunas metálicas encimadas por luminárias de melhor rendimento luminoso e melhor eficiência energética que as atualmente existentes. Está prevista a instalação de 19 luminárias (postes).
foto
De referir ainda, que com a passagem para via subterrânea, a alimentação elétrica aos domicílios passará também a adotar esta metodologia sendo eliminados os ramais aéreos existentes.
Com esta intervenção, a Câmara Municipal e a EDP, além de melhorar esteticamente esta entrada da vila de Cabeceiras de Basto, melhora também a qualidade do serviço de fornecimento de electricidade aos municípes já que a nova rede é mais imune a interferência de natureza mecânica e metereológica.
Esta remodelação e modernização da rede elétrica em curso, representa um investimento feito pelo Município Cabeceirense, em materiais, máquina e mão-de-obra, na ordem dos 12.000 euros.
Acrescente-se que numa ótica de modernização, foram já executados trabalhos idênticos das entradas das vilas de Cabeceiras de Basto e Arco de Baúlhe.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.