Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 30-07-2012

SECÇÃO: Informação

‘Noites de Verão’ animam Praça da República

foto
Um grupo de jovens da centenária Banda Cabeceirense deu início a programa de animação de verão, que anualmente tem como cenário a Praça da República. Trata-se de uma iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela Emunibasto, que decorre todos os Sábados, durante os meses de julho, agosto e setembro e que integra espetáculos de teatro, folclore, música, etnografia, entre outras ações de cariz cultural e lúdico, cuja realização tem como objetivo proporcionar aos residentes e aos visitantes agradáveis momentos.
Se aos jovens músicos da Banda Cabeceirense coube a abertura das ‘Noites de Verão’, ao Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, coube o encerramento do programa definido para o mês de julho, com a apresentação de um documentário sobre lendas e tradições de Cabeceiras de Basto, intitulado ‘Conto o que se conta’ e que contou ainda com a parceria da Escola de Narração Oral Itinerante, AnaCaridade Contos da Terra, Basto Vida e Junta de freguesia de Painzela.
Música e teatro, atrairam à Praça da República, numeroso público que ali se deslocou para assistir aos espetáculos proporcionados.
As ‘Noites de Verão’ prosseguem durante o mês de agosto, desta feita com a actuação dos ‘Cavaquinhos da Raposeira’ e os seus convidados ‘Gaita Borralheira’ que se apresentam ao público no próximo dia 4.
No dia 25 de agosto, as ‘Noites de Verão’ prosseguem com o espectáculo ‘provisório’ a apresentar pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
Os espetáculos estão agendados para as 21h30m, em pleno centro histórico desta vila Cabeceirense.
Entretanto, de 10 a 12 de agosto, a Praça da República acolhe o programa festivo do Encontro das Comunidades que integra várias atividades.
Assim, durante os meses de verão, estarão em “palco” tocadores, cantadores e dançarinos, mas também atores e atrizes, músicos e animadores com o objetivo único de proporcionar espetáculo, divulgando usos e costumes, modas populares e artes cénicas que certamente proporcionarão agradáveis e animados serões.
Ao promover esta iniciativa, a Câmara Municipal e a Emunibasto, está não só a dinamizar espaços de animação e cultura, como também a promover e a divulgar os grupos locais, ao mesmo tempo que contribui para a promoção do concelho de Cabeceiras de Basto e das potencialidades que encerra, capazes de proporcionar a quem aqui vive e a quem aqui se desloca momentos culturais alternativos, sobretudo numa época, em que os emigrantes habitualmente estão de férias podendo assim desfrutar de um programa repleto de animação.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.