Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 30-07-2012

SECÇÃO: Concelho em acção

Rede de saneamento e ETAR do Outeirinho foram inauguradas

População associou-se à inaguração
População associou-se à inaguração
O Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Francisco Alves, pelo vereador Francisco Pereira, demais autarcas da freguesia e do Município, bem como, pelas administradoras da empresa municipal Emunibasto, Profª Stela Monteiro e Drª Fátima Oliveira, técnicos e dezenas de populares, procederam no dia 22 de julho, à inauguração da rede de saneamento e da construção da Etar no lugar de Outeirinho.
Uma obra que o autarca considerou de grande importância para a freguesia de Refojos, uma vez que a sua construção vai certamente conferir mais e melhor qualidade de vida não só aos residentes do lugar do Outeirinho, como aos habitantes dos lugares de Santa Comba, Alto da Chila, Paredes e Soalheira. Ao todo são 58 habitações que doravante passam a ser servidas por uma rede de coletores de transportes de águas residuais com cerca de 2,6 km de extensão. No lugar do Outeirinho foi construída uma ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais com capacidade para 100m3 e para servir 373 habitantes/dia.
Esta obra, iniciada no segundo semestre de 2011, representa um investimento global de 200.032,00 euros, tendo sido comparticipada pelo POVT e pelo QREN e financiada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
Presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia ligaram o equipamento
Presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia ligaram o equipamento
Na oportunidade, o autarca agradeceu também, ao proprietário, a doação do terreno para instalação da ETAR, facto que em muito contribuiu para a boa execução desta importante obra, que ao longo da sua construção foi marcada pelas características rochosas do solo, mas que uma vez concluída representa mais desenvolvimento e bem-estar. Esta era uma obra muito ansiada pela população residente nos lugares supra referidos, que na sua maioria já requereu a ligação à rede pública de saneamento.
Por fim, o autarca agradeceu à população toda a comprensão e colaboração que tiveram no decurso da empreitada, assim como, a gratidão demonstrada ao promoverem e ao associarem-se a esta singela mas significativa inauguração.
No uso da palavra, o Presidente da Junta de Feguesia, Francisco Alves, fez dele as palavras do edil cabeceirense, considerando que a construção desta rede de sanemento é muito importante para a freguesia de Refojos e para os seus habitantes. Trata-se de um investimento que é feito debaixo da terra, que não está visivel, mas que é de grande importância no dia a dia das populações conferindo-lhes mais qualidade de vida.
Findas as intervenções, foi descerrada uma placa alusiva à obra, procedendo-se de seguida, a uma visita à ETAR do Outeirinho, onde os Presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia, Joaquim Barreto e Francisco Alves respectivamente, acompanhados pelo vereador Francisco Pereira, pelo chefe de Divisão de Obras, Luís Summavielle, procederam à ligação deste equipamento que assim entrou em funcionamento.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.