Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 09-07-2012

SECÇÃO: Informação

Milhares na Festa das Associações

ARM venceu Concurso de Marchas Populares
ARM venceu Concurso de Marchas Populares
Cabeceiras de Basto viveu três dias de muita animação durante a décima segunda edição da Festa das Associações, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela empresa municipal Emunibasto, que contaram com a colaboração de 44 associações e instituições do concelho, e que juntou milhares de pessoas no recinto do Mercado Municipal.
O certame que decorreu entre os dias 22 e 24 de junho na Praça Francisco Xavier de Almeida Barreto promoveu a realização de várias atividades desportivas, muita animação musical e vários concursos, com destaque para as marchas populares e para o melhor stand presente no certame.
Na cerimónia de abertura da Festa das Associações, os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Eng.º Joaquim Barreto e Dr. China Pereira, acompanhados pelos vereadores, presidentes de Junta, membros da Assembleia Municipal, entre outros convidados visitaram todos os stands expositores presentes na feira.
No primeiro dia de festa subiram ao palco a Banda Juvenil Cabeceirense e o Rancho Folclórico S. João Baptista de Cavez, que proporcionaram um serão agradável a todos quantos se associaram ao evento.
Concertinas animaram certame
Concertinas animaram certame
Atividades desportivas, um passeio de bicicleta, dois festivais de natação, uma gincana e a realização do III Torneio de Futsal Feminino marcaram a tarde do dia 23 de junho, que culminou com a realização de um arraial minhoto com a presença dos Cavaquinhos da Raposeira, numa noite onde brilharam os nove grupos participantes no desfile/concurso das Marchas Populares.

Associação Recreativa de Moimenta vence 2.ª edição das Marchas Populares
Externato foi o melhor stand
Externato foi o melhor stand

A ARM - Associação Recreativa de Moimenta, da freguesia de Cavez, foi a grande vencedora do segundo concurso de Marchas Populares, uma iniciativa da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, integrada na Festa das Associações.
Em segundo lugar, e em simultâneo, classificaram-se a ADIB – Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto e a Associação Basto em Acção, ambas da freguesia de Refojos. De salientar que o primeiro classificado foi laureado com um prémio pecuniário no valor de 250 euros.
Entre os participantes estiveram também os Espaços de Convívio e Lazer de Passos, Painzela e Moimenta, o Centro Social e Paroquial de Abadim, a Associação Janelas Abertas e o Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
As marchas, hino aos santos populares, atraíram ao recinto do Mercado Municipal milhares de pessoas que não quiseram perder o desfile dos nove grupos a concurso.
Banda Cabeceirense em plena atuação
Banda Cabeceirense em plena atuação
De flores na cabeça e coloridos arcos empoleirados, crianças, jovens e menos jovens bailaram ao som das músicas populares, onde os manjericos e os santos estiveram em destaque. O júri constituído para o efeito, e que contou este ano com a presença do escultor internacional Gonçalo Mabunda, do professor universitário Custódio Oliveira e do diretor do Ecomuseu do Barros, David Teixeira, avaliou as coreografias, as músicas e os trajes daqueles que se apresentaram e proporcionaram um animado concurso. No final, todos aplaudiram as atuações e dançaram ao som das Marchas Populares.
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, que assistiu ao desfile, na tribuna, acompanhado pelos vereadores Dr. Domingos Machado e Francisco Pereira, pelas Administradoras da Emunibasto, Profª Stela Monteiro e Drª Fátima Oliveira e demais autarcas, elogiou o esforço e dedicação dos nove grupos participantes, que nas últimas semanas se prepararam ensaiando os diferentes temas a concurso. Na oportunidade, o autarca desafiou os grupos a continuar o seu trabalho na dinamização e desenvolvimento do concelho Cabeceirense.
O edil destacou, ainda, o grande envolvimento das associações neste concurso, que reuniu mais de duas centenas de participantes e numeroso público que se deslocou àquele recinto para assistir e festejar a noite de S. João.
Presidente da Câmara entregou troféus desportivos
Presidente da Câmara entregou troféus desportivos
A animação musical do dia 24 de junho esteve a cargo das concertinas tocadas pelos alunos da Casa da Música e da Casa do Povo do Arco de Baúlhe, bem como dos ‘Slamming dogs’ do Externato S. Miguel de Refojos e do Grupo Folclórico de S. Nicolau.
O certame foi ainda pincelado por animação espontânea que as coletividades foram proporcionando ao público presente, assim como por inúmeras atividades desportivas e recreativas, nesta que pretendeu ser a festa das associações e a montra do trabalho realizado ao longo do ano.

Concursos premeiam melhores propostas

A tarde do último dia de festa ficou também marcada pela entrega de certificados a vários cursos de formação, pela entrega dos prémios aos participantes das provas desportivas, do concurso de ‘Varandas Floridas’, do concurso de marchas populares e do melhor stand presente no certame.
O concurso de melhor stand da Feira das Associações distinguiu pelo segundo ano consecutivo o Externato S. Miguel de Refojos, ao qual foi entregue um prémio pecuniário de 200 euros, seguindo-se em segundo e em terceiro lugar a Associação Desportiva e Cultural São João Baptista de Bucos e a Associação de Cavaquinhos da Raposeira, que receberam 150 e 100 euros, respetivamente.
No que se refere ao IV Concurso Cabeceiras de Basto em Flor - Varandas Floridas, Maria Emília Pereira Gonçalves Barroso conquistou o 1.º prémio, Rosa Maria de Neiva Oliveira Basto o 2.º prémio e Maria Isabel Mesquita dos Santos Maia o 3.º prémio.
O Grupo Associativo do Samão (GAS) venceu o III Torneio de Futsal Feminino que decorreu no Pavilhão Desportivo de Refojos. O Grupo Desportivo de Cavez e a Associação Mais classificaram-se em segundo e terceiro lugar. O título de melhor guarda-redes foi conquistado por Joana Pereira, do Grupo Desportivo de Cavez, enquanto Raquel Silva, do Grupo Associativo do Samão, foi considerada a melhor marcadora.
De referir, ainda, que o VI Torneio Escolas de Formação de Futsal contou com três participantes: as Escolinhas bons de bola/Nogueiró – Braga, as Escolinhas Arnaldo Pereira – Chaves e a Contacto Futsal Club.

Joaquim Barreto elogiou grande envolvimento das associações

Coube ao presidente da Câmara Municipal, Eng.º Joaquim Barreto, aos vereadores Dr. Domingos Machado e Francisco Pereira, aos presidentes das Juntas de Freguesia, à administradora da Emunibasto, Dra. Fátima Oliveira, à diretora da Basto Vida, Dra. Catarina Ramos, assim como aos membros da Assembleia Municipal, entregar os prémios aos classificados nas várias provas e concursos.
No final, o presidente da Câmara Municipal incentivou as associações a continuarem o seu trabalho na dinamização e desenvolvimento do concelho Cabeceirense, e destacou o grande envolvimento das associações nesta edição 2012 da Festa das Associações, que deram brilhantismo a esta iniciativa, a título gratuito.
Ao longo de três dias, a organização preparou um conjunto de atividades de cariz lúdico e desportivo que animaram a Praça Francisco Xavier de Almeida Barreto, a Praça da República, o Pavilhão Desportivo de Refojos, a Piscina Municipal do Arco de Baúlhe e a Piscina Municipal de Refojos.
A décima segunda edição da Festa das Associações chegou ao fim com um balanço muito positivo, quer pela adesão das associações/instituições, quer pelo numeroso público que aplaudiu as iniciativas.
A Festa das Associações teve como objetivo promover a partilha de conhecimentos entre as associações locais, estimulando as relações de cooperação entre os vários agentes associativos e a dinamização de diferentes associações, através de ações culturais, desportivas e de ocupação dos tempos livres.
Tendo em conta a atual conjuntura económica, a organização da Festa das Associações apostou na ‘prata da casa’, numa lógica de divulgação do trabalho das coletividades locais, que prontamente aderiram, participando sem custos no programa apresentado e promovendo diferentes espetáculos que registaram o agrado do números público que visitou o certame.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.