Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 18-06-2012

SECÇÃO: Informação

Joaquim Barreto visitou Neuville-sur-Saône

Autarcas trocaram lembranças
Autarcas trocaram lembranças
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, visitou, no fim-de-semana de 25 a 27 de maio, a localidade de Neuville-sur-Saône por ocasião do 15.º aniversário da geminação que Cabeceiras mantém com aquele município francês da região de Lyon.
Para celebrar esta data, Neuville atribuiu o topónimo ‘Alameda de Cabeceiras de Basto’ a uma das principais ruas da sede da vila, localizada nas imediações da Câmara Municipal. Os dois presidentes de Câmara, Eng.º Joaquim Barreto e Jean-Claude Ollivier, procederam ao descerramento da placa alusiva na presença de outros convidados portugueses e franceses. Na oportunidade esteve também o presidente de Câmara da localidade alemã Alpirsbach, terra com a qual Neuville está também geminada há 40 anos.
De salientar que na noite de 26 maio, o grupo cabeceirense ‘Ensaio’ atuou para os naturais de Neuville-sur-Saône e de Cabeceiras de Basto que se encontram radicados naquela região de Lyon. O programa integrou ainda a visita a investimentos recentes, durante a qual foi feita também a abordagem de novos projetos a desenvolver em Neuville. Houve ainda espaço para uma reunião de trabalho entre autarcas, o reencontro com a comunidade ali residente e o contato direto com a população local, partilhar experiências e inteirar-se dos seus usos e costumes.
O Presidente da Câmara, Engº Joaquim Barreto descerrou placa toponímica "Alameda Cabeceiras de Basto"
O Presidente da Câmara, Engº Joaquim Barreto descerrou placa toponímica "Alameda Cabeceiras de Basto"
Reforçar os laços de amizade e cooperação entre os dois municípios são os principais objetivos desta geminação firmada em agosto de 1997.
Segundo informação divulgada, é de referir também que estes intercâmbios sociais, culturais e económicos, têm vindo a aproximar há mais de uma década estas duas comunidades, servindo igualmente de motivo para a promoção das potencialidades destas duas terras irmanadas.
Recorde-se que no início de maio, uma delegação de cabeceirenses esteve em Neuville-sur-Saône, aquando da realização da feira do 1º de maio, importante certame económico que decorre naquela região e durante o qual a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto apresentou os produtos, o artesanto e as potencialidades deste território. O certame serviu ainda de mote para o já habitual encontro de comunidades que em clima de grande animação promoveu uma salutar confraternização.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.