Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 18-06-2012

SECÇÃO: Informação

Joaquim Barreto visitou Lalín (Galiza) Cooperação transfronteiriça tem em vista próximo quadro de apoio comunitário

Na Galiza, o Presidente da Câmara de Lalin apresentou potencialidades locais
Na Galiza, o Presidente da Câmara de Lalin apresentou potencialidades locais
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, acompanhado pelo vereador Francisco Pereira e pela Administradora da Emunibasto, Dra. Fátima Oliveira, visitou no dia 6 de junho, o Município de Lalín, na Galiza, Espanha.
A comitiva portuguesa foi recebida pelo alcaide de Lalín, José Crespo e pelo Conselheiro de Turismo, José Antonio Rodríguez, aos quais se associou Juan Lirón, diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, entidade que coordenará o futuro projeto europeu.
A visita teve como objetivo conhecer a realidade de Lalín, dando início ao processo de identificação e inventariação de áreas de cooperação que num futuro, muito próximo, permitam arrancar com iniciativas e ações de interesse para ambas as autarquias.
O turismo, a agricultura, o meio ambiente e a cultura são as áreas de intervenção que possibilitarão o desenvolvimento de intercâmbios e projetos comuns no âmbito da cooperação transfronteiriça que devem candidatar-se ao próximo quadro de apoio comunitário 2014-2020. Um projeto “coerente e pragmático que vá mais além” é o que deseja o alcaide de Lalín, José Crespo.
Para o autarca Joaquim Barreto, cujo “amor à sua terra” é semelhante ao demonstrado por José Crespo, estas primeiras visitas aos dois concelhos servirão para “identificar, inventariar e selecionar” as potencialidades dos Municípios com o intuito de preparar um projeto de cooperação recorrendo a fundos europeus.
Durante a visita, a comitiva Cabeceirense visitou a Câmara Municipal local; o Monumento Natural Fraga de Catasós (carvalhos e castanheiros com interesse patrimonial); o Museu Etnográfico ‘Casa de Patrón’ em Doade; a Mouriscade: Club Hípico, áreas de lazer e laboratório; o Albergue da Laxe (albergue para peregrinos dos Caminhos de Santiago); o Paço de Liñares e o Paço de Anxuzao (casas senhoriais), o Monte Carrio (ponto mais alto do concelho); entre outros espaços de interesse.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.