Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 18-06-2012

SECÇÃO: Desporto

Câmara Municipal aprova Voto de Louvor e congratulação aos dois atletas

Luís Gonçalves
Luís Gonçalves
Atletas cabeceirenses conquistam sete medalhas no Campeonato do Mundo de Síndrome de Down

Os atletas cabeceirenses Luís Miguel Gonçalves e João Miguel Machado conquistaram cinco medalhas de prata e duas medalhas de bronze no 2.º Campeonato do Mundo de Atletismo Síndrome de Down, prova que decorreu em Angra do Heroísmo, nos Açores, entre os dias 15 e 21 de maio, organizada pela Federação Internacional de Atletismo para Syndrome de Down (IAADS).
Neste campeonato mundial, Luís Miguel Gonçalves, natural da freguesia de Cavez, conquistou quatro medalhas de prata e uma de bronze, enquanto João Miguel Machado, natural da freguesia de Painzela, arrecadou uma medalha de prata e uma de bronze, contribuindo assim para o êxito da seleção portuguesa no 2.º Campeonato do Mundo de Atletismo Síndrome de Down, onde se sagrou campeã mundial.
Luís Miguel Gonçalves destacou-se nas provas de 200 metros, 4x100 metros, 4x400 metros e no salto em comprimento, onde obteve a Medalha de Prata e na prova dos 100 metros, onde recebeu a Medalha de Bronze.
João Miguel Machado conseguiu a Medalha de Prata nos 4x100 metros e a Medalha de Bronze no triatlo.
O mérito, esforço e empenho destes atletas, já aclamados campeões nacionais, da europa e do mundo, têm contribuído em larga medida para o seu reconhecimento pessoal enquanto atletas, facto que engrandece o desporto em geral e o atletismo síndrome de Down, em particular.
Os feitos alcançados por estes dois atletas de Cabeceiras de Basto têm também contribuído para levar no nome do concelho além-fronteiras.
Pelos êxitos conseguidos pelos atletas Luís Miguel Sousa Gonçalves e João Miguel Ferreira Machado no 2.º Campeonato do Mundo de Atletismo Síndrome de Down, onde conquistaram sete medalhas, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto aprovou, na reunião do executivo municipal de 14 de junho, um Voto de Louvor, Congratulação e Regozijo aos dois atletas.
Refira-se que os jovens cabeceirenses, que correm pela CERCIFAF, foram apoiados pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, através da Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual de Portugal (ANDDI), no âmbito da realização do 1º e do 2.º Campeonato da Europa de Atletismo Síndrome de Down (IAADS).
De salientar que neste 2º Campeonato do Mundo, em que a seleção portuguesa conquistou o título mundial, a jovem Maria João Silva, natural da ilha açoriana do Pico, conquistou três medalhas de ouro. No total, a seleção portuguesa arrecadou 9 medalhas de ouro, 12 medalhas de prata e 9 medalhas de bronze.
Esta competição juntou atletas de 14 países, incluindo Portugal, e a representação portuguesa contou com a participação de 24 participantes (atletas e equipa técnica).
A próxima edição do Campeonato do Mundo de Atletismo para atletas com Síndrome de Down realiza-se daqui a dois anos, na África do Sul.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.