Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-05-2012

SECÇÃO: Informação

Agrupamento conquista três prémios nacionais em 2011/2012

Antero Santos, Daniela Basto e Sara Dourado com a Prof.ª Susana Pavão
Antero Santos, Daniela Basto e Sara Dourado com a Prof.ª Susana Pavão
O Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto conquistou neste ano letivo de 2011/2012 três prémios em concursos nacionais (um primeiro lugar e dois segundos lugares), feito que deixa a comunidade educativa, em particular, e a comunidade cabeceirense, em geral, muito satisfeita e orgulhosa.
Graças ao empenho dos alunos e dos seus professores, o Agrupamento de Escolas destaca-se no panorama educativo nacional, levando o nome de Cabeceiras de Basto além das fronteiras nacionais.
Alunos premiados pela Renault vão à Disneyland Paris
Alunos premiados pela Renault vão à Disneyland Paris
A Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto e a EB1 da Ferreirinha, na freguesia de Cavez, são os estabelecimentos de ensino responsáveis pela conquista destes três prémios nacionais, dando assim exemplos de trabalho, dedicação e empenho na área da Educação, tão acarinhada neste concelho.
As ‘Olimpíadas Portuguesas de Química’ contam há vários anos com a participação da Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto. Em 2012, e pela primeira vez, a equipa ‘Os Bastos’, que concorreu à prova das Olimpíadas de Química Júnior que se dirige ao ensino básico, classificou-se em segundo lugar na semifinal da prova realizada na Universidade do Minho no dia 14 de abril, e também em segundo lugar na final nacional que decorreu no dia 5 de maio no Instituto Técnico de Lisboa.
Antero dos Santos do 8º C, Sara Dourado do 8º E e Daniela Basto do 9º D foram os alunos escolhidos para representar a Escola Básica e Secundária, depois de uma prova de pré-seleção interna. Graças ao “trabalho de equipa”, os três ‘génios’ da Química trouxeram para Cabeceiras de Basto a honrosa Medalha de Prata que enaltece a comunidade educativa local.
Os três jovens que se destacaram num universo de dezenas de alunos de excelência mostraram-se muito felizes com a conquista desta medalha. “Valeu a pena”, confirmaram os alunos, destacando o “trabalho de equipa como a base para o sucesso”.
Quem se revelou muito satisfeita foi também a coordenadora do Subdepartamento de Física e Química, Prof. Susana Pavão, que caracterizou o desafio como uma oportunidade de conhecimento/reconhecimento para os jovens estudantes.
“Este é o resultado do trabalho que temos vindo a fazer”, referiu a professora, garantindo que “o mérito é dos alunos que trabalharam e se dedicaram ao estudo da Química”.
Trabalho premiado pela Renault intitulado '+Segurança para Todos'
Trabalho premiado pela Renault intitulado '+Segurança para Todos'
As Olimpíadas da Química “destinam-se aos bons alunos” e por isso Susana Pavão incentivou os jovens a trabalhar para verem reconhecido o seu esforço. “Este grupo sempre funcionou muito bem como equipa e os três elementos completam-se”, revelou Susana Pavão, assegurando que “é com muito prazer que vejo os alunos a dedicarem-se para alcançarem bons resultados”.
Agradecendo o apoio do Agrupamento de Escolas e da Câmara Municipal, que contribuíram para o transporte dos alunos até às Universidades, Susana Pavão assegurou que a Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto “vai continuar a apostar neste desafio” que enaltece o estudo da Química e reconhece o mérito dos alunos.

EB 1 da Ferreirinha vence prémio patrocinado pela Renault

Alunos da Ferreirinha conquistaram 2º prémio da Editorial Caminho
Alunos da Ferreirinha conquistaram 2º prémio da Editorial Caminho
Reconhecida pelo seu trabalho de mérito e excelência, a EB1 da Ferreirinha, situada na freguesia de Cavez, destacou-se este ano a nível nacional em dois concursos de grande relevância patrocinados pela Renault e pela Editorial Caminho.
No concurso ‘Segurança para Todos’ promovido pela Renault, os alunos do 2.º e 4.º anos conquistaram o primeiro, e único, prémio: a presença no Encontro Internacional de Segurança que decorre em Paris e que inclui uma visita e estadia na Disneyland Paris. Este é o prémio que as crianças vão receber em resultado do trabalho intitulado ‘+ Segurança para Todos’ e a alegria e o entusiasmo não podiam ser maiores.
“Foi com imensa alegria que os alunos receberam o prémio”, garantiu a professora Glória Sousa, responsável pelos alunos dos 2.º e 4.º anos da EB1 de Cavez e grande impulsionadora da participação das crianças nos diferentes concursos promovidos em território nacional.
Os 17 alunos e as duas professoras que os vão acompanhar nesta viagem partem para França no dia 8 de junho, estando o regresso previsto para o dia 10.
No âmbito da ‘Década de Ação 2011-2020’ declarada pela Renault e pela Assembleia-geral das Nações Unidas (ONU), as crianças de Cavez elaboraram um trabalho em cartolinas A3 em forma de livro, em que cada página corresponde a um ano e onde, a cada ano, são ilustradas regras simples de segurança.
“Inicialmente, a ideia era digitalizarmos este trabalho para o entregarmos aos pais em forma de agenda”, revelou Glória Sousa, afirmando que “o mais difícil foi transformar o tema num trabalho objetivo”.
Eufóricas, as crianças “gostaram muito” de realizar este colorido trabalho, com desenhos e frases alusivas ao tema, e prometeram estudar com afinco para apresentarem o seu trabalho no Encontro Internacional de Segurança de Paris, onde estarão muitos outros meninos e meninas de países como a França, Áustria, Bulgária, Polónia, Suíça, Turquia, Estónia, Eslovénia e Ucrânia a defenderem. No final, a melhor ideia/trabalho vai ser premiada pelo júri do concurso.
“Valeu a pena”, disse com satisfação a docente Glória Sousa, confessando que “é com muito orgulho e felicidade que trazemos o primeiro prémio deste concurso para Cavez e para Cabeceiras de Basto”.

EB 1 da Ferreirinha vence 2.º prémio do concurso
da Editorial Caminho

Os alunos do 2º e 4º anos da Escola de Cavez apresentaram-se ao concurso ‘Uma Aventura... Literária 2012’ patrocinada pela Editorial Caminho, classificando-se em segundo lugar a nível nacional, num universo de 10.710 trabalhos apresentados por 400 escolas.
O texto ‘Uma Aventura na Ponte de Cavez’ foi criado com base na tradicional Festa de S. Bartolomeu da Ponte de Cavez. Nessa história entram cinco meninos que vivem uma grande aventura no Rio Tâmega, na Praia Fluvial e na Pista de Pesca Desportiva. Através dessa história de aventura, as crianças aprenderam a ter cuidado nos rios, a contar sempre a verdade aos pais e a nunca abandonar os amigos quando estão em perigo.
“Decidimos escrever sobre a Ponte de Cavez porque é um local que diz muito a todos e que retrata a nossa terra”, salientou a professora Glória, elogiando a criatividade dos alunos.
Como prémio, as crianças de Cavez verão, no próximo ano letivo, a sua história/aventura publicada no livro da série ‘Uma Aventura’ escrito por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
Mais uma distinção que engrandece a Escola de Cavez e o Agrupamento e cuja criatividade continuará a ser fomentada nas crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
De salientar que no ano de 2006, a EB1 de Cavez viu o seu texto intitulado ‘Uma Aventura Mágica’ ser merecedor do primeiro prémio deste concurso patrocinado pela Editorial Caminho. A história foi publicada no livro ‘Uma Aventura no Labirinto Misterioso’.
O “reconhecimento pelo trabalho desenvolvido é o mais importante”, garantiu a professora Glória Sousa, que vai continuar a estimular os meninos e as meninas de Cavez a abraçarem novos projetos e a superarem novos desafios.

Estão pois de parabéns todos os alunos que alcançaram, com êxito, os seus objetivos e ajudaram a promover o concelho de Cabeceiras de Basto além-fronteiras.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.