Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 26-03-2012

SECÇÃO: Última Página

Probasto divulga produtos locais na AGRO/2012

Individualidades da região provaram os produtos de Basto
Individualidades da região provaram os produtos de Basto
Com o intuito de promover as Terras de Basto, a Probasto - Associação de Desenvolvimento Rural de Basto promoveu, no passado dia 23 de março, uma prova de produtos ‘Saberes e Sabores de Basto’ no âmbito da AGRO/2012 - Feira de Agricultura, Pecuária e Alimentação, que decorreu no Parque de Exposições de Braga.
A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, também ele presidente da Probasto, do presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Eng.º Humberto Cerqueira, e do vereador da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Dr. Fernando Peixoto, em representação destas autarquias das Terras de Basto.
Durante a prova de produtos ‘Saberes e Sabores de Basto’, que decorreu no recinto da AGRO/2012, estiveram em destaque as carnes, o fumeiro, os enchidos, o mel, a doçaria, a broa e o vinho verde, produtos que foram apreciados por um conjunto de convidados e público em geral, que não perdeu a oportunidade de se deliciar com as iguarias típicas da região de Basto.
Entre as personalidades presentes destaque para o ex-ministro da Agricultura, Arlindo Cunha, o diretor Regional de Agricultura e Pescas do Norte, o comandante do RC6, Coronel Jocelino Rodrigues, o presidente e secretário-geral da CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, técnicos do Ministério da Agricultura, autarcas das Terras de Basto, do concelho de Braga e de concelhos vizinhos, dirigentes associativos, o juiz conselheiro Amílcar Salreta, entre outras individualidades.
Na oportunidade, Joaquim Barreto destacou a importância da presença da Probasto na AGRO/2012. “Esta é uma feira de dimensão internacional que atrai milhares de visitantes”, justificou o presidente da Probasto, que vê neste certame uma ocasião para as Terras de Basto se afirmarem pelos seus produtos e pelas suas potencialidades.
“Quem participou nesta prova de produtos locais pôde confirmar que em Basto há efetivamente saberes e sabores” que se destacam pela qualidade dos produtos, garantiu Joaquim Barreto, afirmando que a “ruralidade é sinónimo de desenvolvimento e promoção do bem-estar das pessoas”.
De acordo com o autarca de Cabeceiras de Basto, “a nossa aposta nos produtos locais vem de longa data e queremos continuar porque acreditamos que os produtos tradicionais são uma riqueza e uma mais-valia para as Terras de Basto e para as suas gentes”.
E finalizou: “nós queremos promover e divulgar os nossos produtos, assim como despertar o interesse para as Terras de Basto. Esse foi o grande objetivo da Probasto e creio que foi alcançado não só pela forte adesão de pessoas, como pela qualidade dos produtos que trouxemos à AGRO/2012”. “Valeu a pena”, asseverou o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.