Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 27-02-2012

SECÇÃO: Informação

Universidade Sénior de Vieira do Minho visitou Cabeceiras de Basto

A Delegação de Vieira do Minho foi recebida no Salão Nobre da Câmara Municipal
A Delegação de Vieira do Minho foi recebida no Salão Nobre da Câmara Municipal
O Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, recebeu no dia 23 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, setenta alunos da Universidade Sénior de Vieira do Minho. Uma delegação que se fez acompanhar pelo Presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, Dr. Jorge Dantas, que se associou a esta jornada cultural pelas terras de Basto. Na oportunidade, o autarca cabeceirense saudou todos os presentes, enaltecendo este tipo de iniciativas que aproxima as pessoas, promove a ocupação salutar dos tempos livres desta faixa etária da população e incentiva a participação em projetos sociais e culturais de interesse para a sociedade, dando como exemplo a atividade desenvolvida pela Universidade Sénior de Cabeceiras de Basto. Em funcionamento desde 2008, a Universidade Sénior de Cabeceiras de Basto, tem vindo a assumir-se como um parceiro ativo para o desenvolvimento, participando seja em ações de cariz cultural, com a atuação do grupo coral que dinamiza, seja em ações de solidariedade social e de voluntariado, integrando campanhas de recolha de bens alimentares ou projetos de combate ao isolamento de cidadãos com dificuldades de mobilidade, levando-lhes companhia e dedicando-lhes um pouco do seu tempo.
O autarca salientou ainda que este tipo de ‘intercâmbios’ permite a partilha de experiências e de boas práticas das quais estes dois municípios da Cabreira podem tirar dividendos em prol do bem-estar desta faixa etária da população.
foto
Da mesma opinião partilhou o edil de Vieira do Minho, Dr. Jorge Dantas, que na ocasião agradeceu a amável recepção a esta delegação, abrindo as portas de alguns dos seus equipamentos culturais e proporcionando-lhes momentos de conhecimento e de confraternização. Aproveitou na oportunidade para convidar a Universidade de Cabeceiras de Basto a visitar Vieira do Minho e assim estreitar laços de amizade e de partilha entre estes dois concelhos fronteiriços, unidos pela Serra da Cabreira.
Após uma troca de lembranças, a Universidade Sénior de Vieira do Minho ‘ofereceu’ ao Presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto, assim como à responsável local pela Universidade Sénior, Drª. Fátima Oliveira, e seus representantes, um momento musical com a interpretação de três temas do vasto repertório do grupo coral que dinamizam.
Finda a recepção no salão nobre dos Paços do Concelho, a delegação prosseguiu o seu programa com uma visita guiada a outros belos espaços do Mosteiro Beneditino de S. Miguel de Refojos, como são a sala de sessões da Assembleia Municipal e a ouvidoria abacial, terminando no Núcleo Museológico do Baixo Tâmega (Núcleo de Arte Sacra).
Com o aproximar da hora de almoço, a Universidade Sénior de Vieira do Minho partiu em direção à zona de montanha deste concelho, para saborear os tradicionais e muito apreciados produtos locais.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.