Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 27-02-2012

SECÇÃO: Informação

Variante Sul em adiantada fase de construção

Presidente e Vereador no local onde nascerá a nova rotunda
Presidente e Vereador no local onde nascerá a nova rotunda
A empreitada das obras da Variante Sul, que está neste momento a decorrer, inclui além da construção das rotundas de Lamas, do Barbeito e das interseções desta via com a Estrada Municipal na Sobreira, o rompimento desde a rotunda do Barbeito até à Avenida Capitães de Abril. Também estão incluídas na empreitada antes referida os trabalhos de pavimentação e sinalização horizontal e vertical dos troços acima descritos, isto é, Lamas-Barbeito-Sobreira e Barbeito-Capitães de Abril.
Trata-se de uma via estruturante que contribuirá para aproximar os lugares das freguesias de Alvite e Refojos, aumentar a mobilidade, melhor a fluidez e a segurança da circulação rodoviária. Além de melhorar os acessos, esta via também permitirá uma expansão urbana para a zona Sul da sede do concelho.
Nos anos anteriores foram executados o rompimento entre Lamas, Alvite, e a Sobreira, Refojos, bem como a compactação das terras da plataforma da estrada, a construção de muros de contenção, algumas vedações das propriedades acordadas.
foto
A empreitada agora em curso e que corresponde à 2.ª fase prevê a construção de rotundas, a pavimentação de Lamas à Sobreira e o rompimento e pavimentação para fazer a ligação entre a rotunda do Barbeito e a Avenida Capitães de Abril.
Atualmente, neste período, decorrem os trabalhos de rompimento com depósitos e compactação de terras na ligação entre o Barbeito e a Avenida Capitães de Abril, estando estas obras quase a chegar ao fim.
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, acompanhado pelo vereador das Obras, Francisco Pereira, e pelo Chefe da Divisão de Ambiente, Serviços e Obras, Eng.º Luís Summavielle, visitou a obra da Variante Sul Lamas-Barbeito-Sobreira e Barbeito-Capitães de Abril.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.