Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 06-02-2012

SECÇÃO: Informação

Adjudicada empreitada da ‘Beneficiação da ER 311 – Cabeceiras/Montalegre’

foto
Sob a presidência do Eng.º Joaquim Barreto, reuniu no dia 12 de janeiro de 2012, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
Dos assuntos tratados, destaque para a adjudicação da empreitada de ‘Beneficiação da ER 311 – Ligação de Cabeceiras de Basto a Lodeiro d’Arque – Salto – Montalegre’.
Segundo informação divulgada, trata-se de uma obra, cuja execução representa um valor global de 849.060,00 euros, que vai beneficiar esta importante via que serve o norte de Cabeceiras de Basto e faz a ligação ao município vizinho de Montalegre.
De referir que este troço da ER 311 representa também o acesso privilegiado de várias freguesias do Baixo Barroso, de Boticas e de Vieira do Minho à região de Basto e ao Nó da Autoestrada A7, localizado no Arco de Baúlhe, neste concelho.
A empreitada agora adjudicada implica a realização de vários trabalhos ao longo da estrada tais como a construção de valetas, a escarificação de pavimento, a remoção dos materiais não aproveitados, a colocação e compactação de camadas de tout-venant nas áreas objeto desses trabalhos e a repavimentação em betuminoso (tapete). Uma vez concluída, esta intervenção vai permitir responder às necessidades e garantir a boa drenagem da via e a reabilitação do pavimento, garantindo assim melhores condições de mobilidade.
Enquanto isso, e segundo informação divulgada, estão já em curso alguns trabalhos a realizar por administração direta no âmbito da requalificação desta via, nomeadamente, a limpeza de aquedutos. De referir também, que esta beneficiação desenvolve-se em duas frentes, ou seja, por administração direta com a realização de trabalhos a levar a cabo através das brigadas municipais tais como, a drenagem de águas pluviais, a construção de novos aquedutos e de alguns alargamentos, e pela empreitada agora adjudicada.

Executivo aposta na qualidade ambiental

Durante a reunião, o executivo municipal decidiu igualmente, proceder à abertura do concurso público para a empreitada de ‘Rede de Drenagem e Tratamento de Águas Residuais da Freguesia de Cavez’, aprovando o respetivo processo. Trata-se de uma obra relevante, cujo valor base de investimento é de 539.841, 82 euros, que implica a construção de redes de saneamento e a colocação de etar por forma a servir este significativo núcleo populacional, garantindo melhor qualidade ambiental.
O executivo decidiu atribuir um apoio de 215 euros à Associação Rancho Folclórico de S. Nicolau, em materiais destinados à conclusão da sede da coletividade. Mais decidiu, ratificar a assinatura de um protocolo de Cooperação com o Cavez Clube de Caça e Pesca, através do qual foram estabelecidas as obrigações e direitos de cada uma das partes na realização da Montaria ao Javali que teve lugar no pretérito dia 17 de dezembro de 2011.
Por fim, o executivo autorizou a adjudicação definitiva de uma parcela de terreno situada na Rua Fonte de S. João, na freguesia de Refojos, com área de 950m2, pelo preço de 220.000,00euros.
Registou ainda, os agradecimentos enviados, pela ARCA – Associação Recreativa e Cultural do Arco de Baúlhe, pelo apoio logístico concedido aquando da realização da ‘Festa de Garagem’ promovida por aquela associação em dezembro último, assim como, pelo Centro de Saúde de Cabeceiras de Basto no âmbito da cedência de transporte para levar várias utentes à consulta de especialidade de Cancro da Mama ao IPO, na sequência de recente rastreio efetuado.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.