Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 16-01-2012

SECÇÃO: Informação

Obituário

foto
Faleceu o ''Manel Barbeiro''

Manuel Andrade Marques, mais conhecido por 'Manel Barbeiro', faleceu no dia 27 de Novembro de 2011, com a idade de 55 anos.
foto
Nascido em 1956 e residente no lugar de Carrazedo de Cima, na freguesia de Refojos de Basto, o seu nefasto desaparecimento surpreendeu os Cabeceirenses.
Considerado um homem bom, este popular cidadão exercia a sua actividade em pleno centro histórico da vila cabeceirense, há vários anos. Aliás, foi nesta emblemática Praça da República que deu os primeiros ‘passos’ nesta arte, na então barbearia do Dominguinhos, espaço que actualmente alberga uma casa de fotografias.
Mestre na arte de cortar cabelo e barba, foi ao longo da sua profissão ‘professor’ de muitos aprendizes que com paciência ensinava, transmitindo conhecimentos e ajudando-os a construir um futuro profissional e desta forma a alcançar um ‘modo de vida’. Alguns deles estabeleceram-se por conta própria e hoje têm a sua barbearia/salão.
Mas o 'Manel Barbeiro' era mais do que um mestre, era uma pessoa afável, de sorriso fácil, que atraia ao seu estabelecimento não só clientes, mas também amigos que ali se deslocavam não só para cortar o cabelo ou desfazer a barba, mas para por a conversa em dia, funcionando como um ponto de encontro.
Amigo do seu amigo, era também um homem generoso, amparando e ajudando quem lhe batia à porta. Postura que provavelmente advinha da actividade de Bombeiro Voluntário que ao longo de vários anos exerceu conciliando-a com a sua vida profissional.
Fechou-se uma porta, perdeu-se um amigo, mas a sua atitude será certamente lembrada ao longo dos tempos.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.