Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 07-11-2011

SECÇÃO: Informação

Conselho Municipal de Educação avança com grupo de trabalho para implementação do Observatório Local para o Sucesso Educativo

Reunião de trabalho decorreu na Casa da Cultura
Reunião de trabalho decorreu na Casa da Cultura
O Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, presidiu no dia 21 de Outubro, à reunião do Conselho Municipal de Educação, uma sessão que decorreu nas instalações da Casa Municipal de Cultura na presença de todos os quinze elementos que compõem o Conselho.
Em cima da mesa estiveram, entre outros assuntos de interesse, a análise do início do ano lectivo 2011/2012 e a criação de um grupo de trabalho no âmbito do Conselho Municipal de Educação para implementar o Observatório Local para o Sucesso Educativo e dinamizar o Centro de Orientação Vocacional e Profissional.
As refeições escolares, os transportes e o prolongamento de horários foram alguns dos temas que estiveram em discussão, assim como a abertura do novo Centro Escolar do Arco de Baúlhe integrado na Escola Básica da mesma vila, e da Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto. No geral, todos os temas em análise mereceram uma “avaliação positiva” por parte do Conselho Municipal de Educação.
De salientar que durante a reunião do Conselho Municipal de Educação foi constituído o Observatório Local para o Sucesso Educativo, que vai integrar o Centro de Orientação Vocacional e Profissional já constituído anteriormente.
Coordenado pelo vereador do Pelouro da Educação para a Área Pedagógica, Dr. Domingos Machado, o Observatório Local para o Sucesso Educativo passará a integrar ainda um representante do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, do Externato de S. Miguel de Refojos, do Centro de Emprego de Basto, do Pólo de Formação Profissional de Basto e da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto.
De realçar que o Observatório tem como principais objectivos analisar e acompanhar o sistema educativo a nível municipal, designadamente no que toca ao sucesso e insucesso escolar das crianças e alunos, promovendo a eficiência e eficácia do sistema educativo.
Especialmente dirigido a alunos/formandos com percurso escolar/profissional que se aproxima de momentos de decisão (9.º/12.º ano), o Centro de Orientação Vocacional e Profissional tem como missão desenvolver actividades de orientação, informação, acompanhamento e avaliação de competências, apoiando os alunos na escolha e na gestão da carreira através da implementação de práticas de desenvolvimento de projectos pessoais que permitam aos estudantes, em particular, e a todo e qualquer indivíduo, em geral, sentirem-se bem consigo próprios através de uma realização profissional.
Com este serviço, pretende-se colocar os interessados em contacto com as múltiplas variáveis envolvidas nas tomadas de decisões vocacionais, trabalhando sobre essas variáveis no sentido de se prepararem para eventuais opções vocacionais, num processo de “facilitação de escolhas”, através do enfoque em áreas do auto-conhecimento, da informação e das exigências no mercado de trabalho.
O Centro de Orientação Vocacional e Profissional tem como principais objectivos sensibilizar para a importância da orientação vocacional, sensibilizar para as múltiplas variáveis envolvidas no processo de tomada de decisão vocacional, sensibilizar para a entrada no mundo do trabalho, dar a conhecer a diversidade de profissões existentes e sensibilizar para a importância da qualificação profissional na actual sociedade do conhecimento e inovação para os factores de empregabilidade.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.