Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 07-11-2011

SECÇÃO: Informação

‘Justiça: Informação, Cidadania, Educação’ foi tema de tertúlia

Dr. China Pereira, Juíz-Conselheiro Amílcar Salreta, Engº Joaquim Barreto, Dr. Domingos Machado e Drª Fátima Oliveira
Dr. China Pereira, Juíz-Conselheiro Amílcar Salreta, Engº Joaquim Barreto, Dr. Domingos Machado e Drª Fátima Oliveira
A Biblioteca Municipal Dr. Antóio Teixeira de Carvaho acolheu no dia 20 de Outubro, o Ciclo de Tertúlias intitulado ‘Justiça: Informação, Cidadania, Educação’. Uma iniciativa que contou com a presença do Juiz-Conselheiro Amílcar Salreta, a que se associaram os presidentes da Câmara e Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto e Dr. China Pereira, os vereadores Dr. Domingos Machado e Francisco Pereira, a administradora da Emunibasto, Dra. Fátima Oliveira, os presidentes das Juntas de Freguesia do Arco de Baúlhe e de Bucos, assim como do público em geral.
A sessão foi muito participada tendo suscitado reflexões sobre a “relação conturbada entre a justiça e a comunicação social” e as medidas necessárias para melhorar estas relações de alguma crispação entre os órgãos de comunicação social e a justiça.
Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal agradeceu a presença de todos, realçando a importância do debate de valores nesta área, desafiando “os juízes a serem juízes no tribunal e cá fora pessoas iguais às outras”.
Na sua intervenção, e depois de agradecer o convite que lhe foi feito para participar no ciclo de tertúlias, o Juiz-Conselheiro Amílcar Salreta explicou a evolução da relação entre a justiça e a imprensa, tocando temas como a informação, a cidadania e a educação.
De acordo com Amílcar Salreta, “a importância que a justiça ganhou na sociedade motivou o interesse da comunicação social pela justiça” – grandes pilares da sociedade democrática.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.