Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 17-10-2011

SECÇÃO: Informação

Câmara Municipal cede transporte para consulta do Cancro da Mama

foto
Vinte e sete mulheres de Cabeceiras de Basto deslocaram-se hoje à consulta da especialidade do Cancro da Mama no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto em transporte (um autocarro) cedido pela Câmara Municipal.
A iniciativa resulta de uma parceria estabelecida entre o Centro de Saúde de Cabeceiras de Basto e a Liga Portuguesa Contra o Cancro e o IPO, à qual se associa a Câmara Municipal com a cedência do transporte a mulheres cujos exames efectuados apresentavam lesões suspeitas.
A parceria surge no âmbito de um estudo que foi feito pela Liga Portuguesa Contra o Cancro no sentido de rastrear, em tempo útil, o maior número de mulheres possível. “Quanto mais rápido fizermos o diagnóstico melhor”, garante o Dr. China Pereira, representante do director executivo do ACES Ave I – Terras de Basto no Centro de Saúde de Cabeceiras de Basto.
De acordo com o médico, “a ajuda da Câmara Municipal foi muito importante porque permitiu de imediato que as utentes pudessem ter tido uma consulta em tempo oportuno, fazendo os exames complementares de diagnóstico e, assim, resolver o seu problema de saúde”.
Até ao momento, foram já 60 as mulheres que beneficiaram do transporte cedido pela autarquia para deslocação ao IPO, “um número que pode vir a aumentar à medida que vão sendo analisados os exames”, revelou o Dr. China Pereira.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.