Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 03-10-2011

SECÇÃO: Informação

Individualidades homenageadas no Dia do Município

Monsenhor António Tanque, Escultor António Pacheco e Ivo Fernandes homenageados em sessão solene
Monsenhor António Tanque, Escultor António Pacheco e Ivo Fernandes homenageados em sessão solene
Cabeceiras de Basto homenageou no Dia do Município, 29 de Setembro, a título póstumo, o Monsenhor António Tanque Campos e o escultor António Pacheco, individualidades que se destacaram no panorama concelhio da Educação e Cultura.
A homenagem aos homens que honraram, prestigiaram e promoveram o Município de Cabeceiras de Basto traduziu-se na atribuição dos seus nomes a dois arruamentos da vila de Cabeceiras de Basto.
A ‘Rua Monsenhor António Tanque’ situa-se na EN205, desde a rotunda do Pinheiro, em Refojos, até ao Lugar de Lamas, em Alvite, enquanto a ‘Rua Escultor António Pacheco’ se localiza num dos novos arruamentos da Quinta do Mosteiro.
Rua Monsenhor António Tanque
Rua Monsenhor António Tanque
Pelo seu percurso notável foi também distinguido o jovem atleta cabeceirense, Ivo Fernandes, com um Voto de Louvor, Congratulação e Regozijo pelo êxito conseguido ao sagrar-se Bi-campeão Nacional Júnior de Motocross (Classe Mx2).
Depois de ouvir elogios ao seu desempenho e palavras de incentivo para o futuro, o jovem Ivo Fernandes agradeceu a homenagem da Câmara Municipal afirmando que “é com muito orgulho que represento Cabeceiras de Basto”.
O Dia de Feriado Municipal ficou marcado pela sessão solene evocativa da efeméride, uma cerimónia com grande simbolismo e significado à qual se associaram os presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, Eng.º Joaquim Barreto e Dr. China Pereira, o Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, o Arcipreste Padre Francisco Marcelino, o presidente do Município de Neuville-sur-Saône, Jean Claude Olivier, vereadores, presidentes de junta de freguesia, membros da Assembleia Municipal, familiares dos homenageados e demais convidados.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal expressou a sua enorme satisfação e orgulho pela realização da cerimónia evocativa do Dia do Município, “Dia de S. Miguel e dia grande para Cabeceiras de Basto”.
“Neste dia, e sempre que possível, em cerimónia pública, enaltecemos e reconhecemos personalidades, entidades, instituições ou agremiações que, de algum modo, se tenham destacado em acções ou actividades no exercício das suas profissões, dos cargos que ocupam ou ocuparam ou ainda pelos serviços importantes prestados à comunidade”.
Rua Escultor António Pacheco
Rua Escultor António Pacheco
E acrescentou: “este dia é, sem dúvida, o momento ideal e adequado para exaltar e perpetuar o nome dos cidadãos e/ou instituições que ao longo dos tempos se vão notabilizando pela sua acção e pelo trabalho desenvolvido”.
No seu discurso, Joaquim Barreto recordou o Sr. Monsenhor António Tanque como “um homem culto, íntegro e afável”, individualidade que já tinha sido condecorada com a Medalha de Ouro do Concelho.
O escultor cabeceirense, António Pacheco, “homem talentoso e criativo”, foi condecorado com a Medalha de Mérito Público – Grau Ouro do concelho.
Ao jovem piloto Ivo Fernandes, o autarca de Cabeceiras de Basto “desejou as maiores felicidades e sucessos na vida”.
Finalizando, o autarca agradeceu a presença de “todos que ajudam a fortalecer e a tornar mais coesa a identidade dos Cabeceirenses”.
O Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, centrou a sua mensagem na “necessidade de cultivar o sentido da gratidão”, elogiando ainda a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto “que não se esquece dos seus conterrâneos”.
Coube ao presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira, encerrar a sessão. Na sua intervenção referiu-se aos homenageados como “exemplos de vida e de trabalho”.
Seguiu-se a cerimónia de descerramento das placas nas ruas agora assinaladas com os novos topónimos.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.