Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 03-10-2011

SECÇÃO: Informação

Prato de Oferendas para ver no Núcleo Museológico de Arte Sacra

foto
Desde o dia 29 de Setembro, feriado municipal em Cabeceiras de Basto, que se encontra exposta no Núcleo Museológico do Baixo Tâmega (Núcleo de Arte Sacra), mais uma peça das colecções do Museu – um Prato de Oferendas, em latão, que terá sido produzido entre os séculos XV e XVI.
Trata-se de uma importante peça que integra o espólio do Museu de Arte Sacra, no Mosteiro de S. Miguel de Refojos, cuja simbologia foi estudada pela Dr.ª Ana Paula Machado, técnica-superior do Museu Nacional de Soares dos Reis. Efectuado o seu estudo, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto através do Museu das Terras de Basto, editou uma pagela na qual consta a descrição pormenorizada deste prato, decorado ao centro com a representação da Tentação de Adão e Eva no Paraíso.
Vale a pena voltar a visitar o Núcleo Museológico do Baixo Tâmega para conhecer mais um dos tesouros contidos na igreja de S. Miguel de Refojos, outrora templo do mosteiro beneditino de Refojos.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.