Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 03-10-2011

SECÇÃO: Informação

Centenas rastreados no Dia Mundial do Coração

Cerca de uma centena de pessoas aderiram, no dia 29 de Setembro, aos rastreios de saúde promovidos pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela Régie Cooperativa Basto Vida - Serviços de Acção Social e Cuidados de Saúde, no âmbito do Dia Mundial do Coração, assinalado na Praça da República.

foto
No stand montado em pleno coração da vila cabeceirense, duas enfermeiras e uma cardiopneumologista, com o devido apoio administrativo, realizaram rastreios cardiovasculares através da avaliação da tensão arterial, peso, glicemia, colesterol e saturação parcial do oxigénio. Foram também efectuados exames auxiliares de diagnóstico, nomeadamente electrocardiograma e espirometria.
A comemoração do Dia Mundial do Coração dirigiu-se a toda população com o objectivo de prevenir a doença e promover a saúde cardiovascular, uma vez que as doenças cardiovasculares estão na origem de uma elevada taxa de mortalidade em Portugal (responsáveis por 40% de óbitos) e causam graves incapacidades ao ser humano.
De acordo com a directora da Basto Vida, Dra. Catarina Ramos, “a iniciativa do Dia do Coração contou com a participação de dezenas de pessoas de fora do concelho, que visitaram o espaço e elogiaram a iniciativa organizada com o apoio da TCare”.
A “adesão foi muito boa” tendo a organização desta iniciativa “prolongado o horário de atendimento para além do previsto inicialmente”, avançou a responsável da Basto Vida, satisfeita com os resultados obtidos no Dia Mundial do Coração.
Durante a acção preventiva e de aconselhamento foram distribuídos panfletos de sensibilização para a adopção de hábitos de vida saudáveis, desafiando assim a população a ser “amiga do coração”.
De salientar que a iniciativa do Dia Mundial do Coração coincidiu com o Feriado Municipal em Cabeceiras de Basto, dia grande dedicado às solenidades religiosas que arrastaram milhares de romeiros ao concelho.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.