Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 08-09-2011

SECÇÃO: Informação

Corridas de Cavalos são paixão do povo
Grande Prémio de Portugal Silver Prize disputado no Hipódromo

Corridas a Galope entusiasmam o público
Corridas a Galope entusiasmam o público
Muitas foram as pessoas que se deslocaram no dia 21 de Agosto, ao Hipódromo Municipal de Cabeceiras de Basto, localizado na freguesia de Abadim, deste concelho, para assistir às corridas de cavalos.
Seis mangas, entre as quais, a disputa do Grande Prémio de Portugal – Silver Prize, nas modalidades de trote atrelado e galope, revelaram momentos de grande espectáculo e competição, neste que é considerado um dos mais atractivos hipódromos municipais da região Norte de Portugual, com dimensão Ibérica e em funcionamento desde 2009.
A assistir estiveram os Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto e Dr. Serafim China Pereira, respectivamente, os vereadores, Dr. Domingos Machado e Francisco Pereira, as Administradoras da Emunibasto, Profª Stela Monteiro e Drª Fátima Oliveira, representantes da Liga Portuguesa de Criadores de Cavalos de Corrida e da Fundação Alter Real, entre outros autarcas, técnicos e adeptos das modalidades cavalares.
Os Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal com os Directores, da Liga e de Corridas
Os Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal com os Directores, da Liga e de Corridas
Uma jornada desportiva, que se alongou durante a tarde integrando a presença de cavalos e respectivos jóqueis, provindos quer de vários locais de Portugal, quer da vizinha Espanha.
A iniciativa, foi uma vez mais organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela empresa Emunibasto, contando com o apoio da Liga Portuguesa de Criadores de Cavalos de Corrida e da Fundação Alter Real.
De referir que este tipo de provas é muito apreciado pelos habitantes locais, registando as corridas a galope, a trote e a trote atrelado grande adesão popular, já que o cavalo é um animal que está tradicionalmente associado a esta gente de Basto. Se ao longo dos tempos o cavalo assumiu essencialmente uma função de mobilidade e de apoio a fins agrícolas, actualmente, o lazer e o desporto tem vindo a ganhar adeptos, resultando em parte, da dinâmica municipal levada a cabo neste sector, que em muito tem contribuido para a valorização e a promoção das raças autóctones, seja através da dinamização de eventos desportivos, seja através da criação de condições físicas e infra-estruturas que permitam debater, divulgar e incentivar a valorização deste sector, quer abrindo espaços de debate que permitam divulgar e valorizar a produção e as actividades cavalares.
Exemplo disso, são a construção do Centro Hípico e do Hipódromo Municipal, assim como da implementação de projectos em torno do gado cavalar, assentes em parcerias diversas, procuram a todo o tempo, tirar partido das infra-estruturas existentes e das potencialidades desta terra. Uma aposta municipal, que se tem vindo a consolidar e a revelar-se uma importante fonte de atracção e de desenvolvimento do turismo local, que abrange outras áreas como os tempos livres, o desporto, o sector económico, social e cultural, vertentes que se cruzam com o sector dos equídeos e que se pretende continuar a potenciar.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.