Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 08-09-2011

SECÇÃO: Informação

Aberto o concurso para requalificação da ER 311 que liga Cabeceiras de Basto a Salto (Montalegre)

foto
O executivo cabeceirense decidiu autorizar a abertura do Concurso Público Internacional para a empreitada de ‘Requalificação da ER 311’ que liga Cabeceiras de Basto a Lodeiro d’Arque, freguesia de Salto, concelho de Montalegre.
Segundo informação divulgada, trata-se de uma obra, que uma vez executada vem beneficar uma importante estrada regional, que liga não só os concelhos de Cabeceiras de Basto e de Montalegre, mas também, os distritos de Braga e de Vila Real.
A requalificação desta via, há muito reivindicada por minhotos e transmontanos, representa um investimento base de 4.832mil euros acrescido de Iva.
A Estrada 311 é uma estrada nacional que inicia em Fafe e termina em Boticas, atravessando os concelhos de Cabeceiras de Basto e de Montalegre. Classificada desde 2003 como estrada regional no Plano Rodoviário Nacional, a EN e ER 311, assume-se como uma via estruturante especialmente na ligação deste Município com Montalegre, uma vez que não há outra alternativa viária entre estes dois concelhos e também a freguesias de Vieira do Minho e de Boticas.
foto
De salientar que se trata da única estrada que serve o norte de Cabeceiras de Basto, que faz a ligação ao município vizinho de Montalegre e que representa um acesso privilegiado de freguesias do Baixo Barroso, de Boticas e de Vieira do Minho à região de Basto e ao Nó da Auto-estrada A7, localizado no Arco de Baúlhe, neste concelho.
Esta via, cuja beneficiação garantirá melhores condições de mobilidade aos seus utilizadores, permite também manter as relações históricas de proximidade entre as gentes destas terras do Minho e Trás-os-Montes. É por isso, considerada pelas populações que serve, uma via elementar para o desenvolvimento local e regional, assumindo-se ainda, como fundamental no combate à interioridade e à desertificação. A aproximação dos centros rurais desta região norte de Portugal, aos centros mais urbanos e economicamente mais fortes do litoral são geradores de importantes dinâmicas sócio-económicas.
A empreitada agora a concurso, incide no troço compreendido entre Cabeceiras de Basto e Lodeiro d’Arque na freguesia de Salto, concelho de Montalegre, numa extensão de cerca de 11,5km. Este projecto permite assim, a qualificação da rede viária de âmbito regional e de interesse supra municipal que os Municípios de Cabeceiras de Basto e de Montalegre assumem como fundamental para a coesão territorial ligando as Nut’s III Ave e de Trás-os-Montes.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.