Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-08-2011

SECÇÃO: Informação

Milhares de pessoas assistiram à Corrida de Toiros

Mais de duas mil pessoas assistiram, no dia 14 de Agosto, à Monumental Corrida de Toiros em Cabeceiras de Basto, um dos momentos altos da Festa das Comunidades e dos Produtos Locais organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela empresa municipal Emunibasto.
Joaquim Bastinhas, José Manuel Duarte e Marcos Bastinhas foram os cavaleiros que abrilhantaram a festa, à qual se juntaram os grupos de forcados amadores de Tomar e os Académicos de Elvas. Na arena, seis imponentes toiros da famosa ganadaria de S. Marcos estimularam o emocionante espectáculo.

Cavaleiros e forcados arrebatam-se ao público
Cavaleiros e forcados arrebatam-se ao público
Lides magníficas e brilhantes pegas levaram ao rubro as mais de duas mil pessoas na Praça de Toiros montada no picadeiro exterior do Centro Hípico de Cabeceiras de Basto.
No arranque da sua actuação, o cavaleiro Joaquim Bastinhas dirigiu-se ao presidente da Câmara Municipal, Eng.º Joaquim Barreto, para falar da amizade e do prazer de participar na Monumental Corrida de Toiros de Cabeceiras de Basto. De salientar que o cartel de luxo desta tourada foi acompanhado pela centenária Banda de Música Cabeceirense, que pela primeira vez se associou a esta Corrida de Toiros “de uma forma exemplar”, considerou o presidente da Câmara Municipal, elogiando a qualidade dos músicos e o maestro, Sr. Armindo Nunes.
Marcos Bastinhas na arena
Marcos Bastinhas na arena
Depois de desejar “as maiores felicidades aos cavaleiros e aos forcados que dão o corpo aos chifres dos toiros”, Joaquim Barreto agradeceu também a colaboração do director da corrida, do veterinário, dos Bombeiros Cabeceirenses e dos funcionários da autarquia, sem os quais não seria possível este grandioso espectáculo.
A Câmara Municipal e a Emunibasto congratularam-se, por isso, com a realização deste evento, agradecendo a todas as entidades que contribuíram para o sucesso da monumental tourada.
A vacada, espectáculo muito apreciado
A vacada, espectáculo muito apreciado
O espectáculo na praça de toiros desmontável propriedade do famoso toureiro Ricardo Chibanga, foi efusivamente aplaudido ao longo da actuação dos cavaleiros de renome Joaquim Bastinhas, José Manuel Duarte e Marcos Bastinhas, que receberam o carinho e entusiasmo da plateia.
No final, Joaquim Barreto fez um balanço “extremamente positivo pela afluência de público que interagiu com os cavaleiros e forcados”. “Houve muita alegria e as gentes de Basto aderiram, uma vez mais, a esta festa brava”, destacou o edil, visivelmente satisfeito com a realização desta iniciativa. A noite encerrou com a já tradicional Garraiada/Vacada organizada pela Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto (ADIB), um número que juntou na Praça de Toiros mais de 1500 pessoas. No centro das atenções estiveram os valentes jovens do concelho de Cabeceiras de Basto, que enfrentaram as bravas vacas da ganadaria ribatejana do Sr. Adelino Nunes. A Festa das Comunidades e dos Produtos Locais terminou de forma muito animada, com muitas peripécias e gargalhadas à mistura, onde os ‘forcados amadores’ de Cabeceiras de Basto deram provas da sua valentia e coragem.
Chegaram, assim, ao fim três dias de festa rija no Centro Hípico de Cabeceiras de Basto, onde a cultura, os usos e as tradições estiveram em destaque.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.