Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 25-07-2011

SECÇÃO: Informação

Força militar prepara-se para o Kosovo

O Grupo de Autometralhadoras e a Brigada de Intervenção (BRIGINT) do Exército Português que vão integrar a Força no Kosovo (KFOR) encontram-se a realizar o Exercício Final de Aprontamento no concelho de Cabeceiras de Basto, uma iniciativa que arrancou dia 21 e termina no dia 29 de Julho.

Militares realizaram treino no Parque do Mosteiro
Militares realizaram treino no Parque do Mosteiro
Para além das actividades de âmbito operacional que decorrem até ao dia 27 de Julho, o público é convidado a visitar a exposição de viaturas e equipamentos montada na Praça da República, em pleno centro da vila Cabeceirense.
Simultaneamente, os Serviços de Recrutamento Militar, através de uma unidade móvel, disponibilizaram informações aos jovens interessados em integrar o Exército Nacional.
O grupo, que parte em Setembro próximo para o Kosovo em missão de paz, integra um efectivo de 157 militares, maioritariamente oriundos do Regimento de Cavalaria N.º6 de Braga. Ao RC6 junta-se o Regimento de Infantaria N.º 19 de Chaves, o Regimento de Infantaria N.º13 de Vila Real, o Regimento de Infantaria N.º14 de Viseu, o Regimento de Artilharia N.º5 de Gaia, o Regimento de Artilharia Antiaérea N.º1 de Queluz, o Regimento de Engenharia N.º3 de Espinho e a Escola Prática de Transmissões do Porto.
foto
O Exercício Final de Aprontamento ‘PRISTINA 112’ compreende diversas acções no âmbito das operações de apoio à paz, nomeadamente controlo de tumultos, apoio à luta contra o crime organizado, operações de cerco e busca, vigilância, escolta e protecção.
Em Cabeceiras de Basto, o exercício tem como objectivo exercitar a capacidade de comando e controlo do batalhão, que tem o seu quartel montado no Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos.
De referir que as actividades serão reduzidas durante o período nocturno para evitar incómodos à população.
No próximo dia 28 de Julho, quinta-feira, terá lugar nas imediações da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e Parque do Mosteiro a cerimónia de entrega do Estandarte Nacional à força em aprontamento e demonstração de capacidades.
“Pelo apoio prestado, o RC6 e o GAM/BRIGINT/KFOR reiteram o agradecimento à Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, pela disponibilidade manifestada a estas actividades do Exército contribuindo, desta forma, para a promoção, elevação e visibilidade da imagem dos militares no seio da sociedade civil”, referiu o Comandante do RC6, Coronel Jocelino Rodrigues.
A autarquia Cabeceirense manifestou, desde a primeira hora, interesse e entusiasmo em receber o GAM/BRIGINT/KFOR para o exercício final de aprontamento, tendo cedido espaços físicos para o aquartelamento desta força, prestando ainda apoio logístico.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.