Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 23-05-2011

SECÇÃO: Informação

Festa da Saúde e da Solidariedade decorreu no Mercado Municipal de Cabeceiras de Basto
Saúde e solidariedade pelo bem-estar da população

Três dias de festa marcaram a sexta edição da Festa da Saúde e da Solidariedade, uma Iniciativa que decorreu na Praça do Mercado Municipal de Cabeceiras de Basto e que pretendeu chegar às várias faixas etárias da população.

Crianças do Infantário cantaram na inauguração do certame
Crianças do Infantário cantaram na inauguração do certame
Sob o mote ‘Cabeceiras de Basto: Juntos pela Saúde’, o certame organizado pela Cooperativa Basto Vida, com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e da empresa Emunibasto, foi inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal, Eng.º Joaquim Barreto, ao qual se associaram a directora do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Braga, Dra. Maria do Carmo Antunes, e o subdirector regional do Instituto do Emprego e Formação Profissional, Dr. Miguel Venâncio.
As crianças do Centro Social de Cabeceiras de Basto e das escolas do concelho também não faltaram à festa que, durante estes três dias, promoveu a saúde e o bem-estar da população.
Para além das actividades lúdico-pedagógicas, ateliê de artes plásticas e sarau de actividade física, o programa contemplou a realização de rastreios de saúde e desportos aventura promovidos pelo Exército, através do RC6 de Braga.
Destaque, ainda, para a realização da conferência ‘Envelhecimento Bem-Sucedido: Segurança, Cuidados e Saúde’ organizada pelo IESF – Instituto de Estudos Superiores de Fafe e pela Basto Vida, uma iniciativa que teve como oradores convidados o Prof. Dr. J. Pinto da Costa, o Prof. Dr. Arthur Moreira da Silva e o Dr. Tiago Montanha.
ADIB presente no certame
ADIB presente no certame
A conferência realizou-se no Auditório do Mercado Municipal de Cabeceiras de Basto.
O programa encerrou ontem, dia 22 de Maio, com a realização de uma caminhada de 6Km organizada pelo Centro Novas Oportunidade da Mútua de Basto/Norte e de um passeio de bicicleta promovido pela Associação Roladores de Basto. À tarde, o teatro entrou em cena com a peça ‘A Família Ditirambos e o Romance da Donzela Theodora’ protagonizada pelos formandos do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
A Festa da Saúde e da Solidariedade de Cabeceiras de Basto contou com 29 stands expositores e cinco unidades móveis, em representação de 32 entidades ligadas à saúde e à solidariedade.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal Cabeceirense, a Festa da Saúde teve como principal objectivo “dar a conhecer a vitalidade das IPSS do concelho e de outras entidades que se associaram ao evento”, instituições que têm revelado “capacidades na articulação e funcionamento em rede – fenómeno de cooperação - que tem permitido maior eficácia e maior prestação de serviços aos utentes”.
Stand da Basto Vida - a Entidade Organizadora
Stand da Basto Vida - a Entidade Organizadora
Divulgar o conjunto de serviços de saúde que estão à disposição dos Cabeceirenses foi também intuito desta mostra de Saúde, “um contributo para o aumento da qualidade de vida da população”, salientou Joaquim Barreto, dando os parabéns à organização do evento.
De acordo com a directora da Basto Vida, Dra. Catarina Ramos, a iniciativa “abordou as temáticas da saúde e da solidariedade, informando e sensibilizando a população local para a necessidade de adoptar hábitos saudáveis, quer através de uma alimentação cuidada e equilibrada, quer através da prática do exercício físico”.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.