Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 23-05-2011

SECÇÃO: Informação

Concurso Nacional de Pesca Desportiva realizou-se em Cavez

Realizou-se no passado dia 15 o XIII Concurso Nacional de Pesca Desportiva, uma prova que decorreu na Pista Internacional do Rio Tâmega em Cavez, concelho de Cabeceiras de Basto. Trata-se da Pesca sem Morte onde o peixe é pesado, classificado e devolvido novamente à água.

foto
No concurso organizado pelo Clube de Propaganda da Natação (CPN) participaram 57 equipas, num total de 114 pescadores que deram o seu melhor para levarem os troféus para casa.
A ARNPD, a ARCPD, a APTA e as Associações de Aveiro e Beiras Litorais associaram-se a este concurso nacional que foi “bem disputado e com uma organização acima da média”, destacou António Barbosa, presidente do CPN.
A prova de reconhecido mérito, que trouxe a Cabeceiras de Basto centenas de pessoas, realizou-se em duas fases promovendo o convívio e a troca de experiências entre todos os participantes.
A prova serviu de preparação para os Campeonatos Nacionais de Clubes da I Divisão, que decorrem no próximo fim-de-semana, dias 21 e 22 de Maio.
A prova também se realiza na Pista Internacional do Rio Tâmega em Cavez, num total de 60 atletas em representação de 14 clubes.
As “condições de pesca de competição” são apontadas pelo presidente do Clube de Propaganda da Natação como uma das razões para a realização das provas em Cabeceiras de Basto. A par das potencialidades da pista, desatacam-se a boa gastronomia e o acolhimento das gentes de Basto.
No final, foram distribuídos os prémios individuais por sector (1.º ao 5.º) e por equipa (1.º ao 10.º), sendo o Troféu Lipor sorteado pelos pescadores que depositaram os seus sacos de lixo no local apropriado durante a prova.
foto
Em primeiro lugar, na classificação geral por equipas, sagrou-se o Clube de Caça e Pesca de Celorico de Basto, enquanto Norberto Sousa, da Associação de Pesca de Beire, levou para casa o Troféu Iniciação.
No sector A destacaram-se Raul Fraga e João Fraga (Clube de Caça e Pesca de Celorico de Basto), no sector B António Fonseca e André Ferreira (Sport Clube Salvadorense) e no sector C Fernando Teixeira e António Durrães (Lusitano Clube de Retorta).
De salientar que o Cabeceirense Luís Pedro Vasques, campeão internacional, participou no XIII Concurso Nacional de Pesca Desportiva.
Em paralelo, realizou-se a prova de iniciação de atletas federados de competição recreativa e desportiva – Troféu Juventude, uma prova que contou com a presença de seis participantes, cinco oriundos do Norte do país e um da Beira Litoral.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.