Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 02-05-2011

SECÇÃO: Informação

Viva a República!... em digressão’ em Cabeceiras de Basto

A Praça da República de Cabeceiras de Basto é palco, nos próximos dias 8, 9 e 10 de Maio, da exposição ‘Viva a República!... em digressão’, uma mostra dedicada à primeira República em Portugal, um dos períodos mais marcantes da recente história nacional.

foto
Patente ao público das 10 às 20 horas, e durante três dias, a exposição convida o visitante a acompanhar o percurso de evolução do ideário republicano, o processo de implantação da República, os principais contextos e as transformações a que esteve associada.
A mostra pode ser visitada numa unidade (viatura) móvel adaptada e complementada com duas tendas de apoio.
De salientar que a exposição ‘Viva a República!... em digressão’ passará, no total, por 100 concelhos de todo o país, tendo iniciado o seu percurso em Setembro de 2010.
Organizada pela CNCCR – Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, a exposição pretende evocar as principais aspirações das gerações que se empenharam em promover e realizar as grandes causas da participação e do desenvolvimento do país.
A abertura da exposição em Cabeceiras de Basto está marcada para as 10 horas do próximo domingo, dia 8 de Maio, em pleno centro histórico da sede da vila.
Refira-se que a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República é responsável pelo Programa do Centenário, celebrado a 5 de Outubro de 2010, que traçou como objectivos a valorização da cultura histórica e da consciência patrimonial e o contributo para o revigoramento das práticas cívicas e da aproximação entre a política e os cidadãos.
Contribuir para o desenvolvimento de valores, para a valorização da cultura humanista e universal e para a construção de uma sociedade mais igualitária, justa e plural são as grandes metas a que se propôs a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.

Ficha Técnica:
· Promoção, Direcção e Conteúdos: CNCCR – Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República
· Coordenação Científica: Ana Paula Pires
· Coordenação Executiva e Produção: Cultideias
· Edição e Tratamento de Conteúdos da Exposição: Mapa das ideias
· Concepção Gráfica e Design da Exposição e Jornal, Programação e Design do Sítio Web e do Jogo Digital: Invisible Design

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.