Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 02-05-2011

SECÇÃO: Informação

Escola Básica e Secundária de Refojos de Basto: alunos transferidos para novas salas de aula

Desde o dia 26 de Abril, primeiro dia de aulas do 3.º período, que duas centenas de alunos do 8º e 9º ano de escolaridade têm aulas na nova Escola Básica e Secundária de Refojos de Basto (antigo ciclo).
Enquanto decorrem as obras de construção da nova escola, estes alunos têm estado instalados em pavilhões pré-fabricados dotados das condições necessárias à aprendizagem. Mas, estando neste momento as obras em adiantada fase de conclusão, foi já possível transferir alunos para 11 salas do novo edifício que estará totalmente concluído a tempo da abertura do novo ano lectivo, em Setembro.

foto
A Escola Básica e Secundária de Refojos de Basto oferece, assim às onze turmas do 8.º e 9.º ano um espaço com maior luminosidade, mais conforto, mais isolamento e menos barulho.
Durante os dois últimos anos lectivos as obras de construção desta nova escola trouxeram alguns transtornos mas tudo foi feito pela Câmara Municipal, empreiteiro e agrupamento de escolas para minimizar os incómodos e para que as aulas pudessem decorrer com normalidade.
A opinião generalizada e o sentimento de alunos e professores que agora ocupam as novas salas é de satisfação e agrado por estrearem este edifício, ainda que de forma provisória, já que estão a ser ultimados os acabamentos, enquanto que o mobiliário novo e os quadros interactivos serão instalados durante as férias.
De referir que tudo foi feito para assegurar a máxima segurança dos alunos, professores e funcionários, estando estas salas completamente isoladas dos espaços onde ainda decorrem obras.
Quando a Escola Básica e Secundária de Refojos abrir em Setembro, Cabeceiras de Basto terá uma escola de futuro, voltada para as próximas gerações, com melhores e mais ajustadas condições de ensino e de aprendizagem.
Toda a comunidade educativa sai a ganhar com este novo equipamento, que reúne o ensino básico, secundário e o ensino profissionalizante.
A Escola Básica e Secundária de Refojos de Basto, no Campo do Seco, ficará dotada de 33 salas, dois laboratórios, biblioteca, auditório, sala polivalente, cozinha, refeitório, entre outros espaços necessários ao desenvolvimento das diferentes actividades.
O investimento global, que incluirá também a requalificação do pavilhão gimnodesportivo, ultrapassará os 6 milhões de euros.
O estabelecimento de ensino conta com uma comunidade escolar próxima das mil pessoas, entre alunos, professores e pessoal não docente.
Mais um grande investimento da Câmara Municipal na Educação dos Cabeceirenses.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.