Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 11-04-2011

SECÇÃO: Informação

Ciclo de Concertos do Órgão de Tubos da Igreja de S. Miguel de Refojos apresenta dois concertos
Concerto de Páscoa acontece a 16 de Abril

O Ciclo de Concertos do Órgão de Tubos da Igreja de S. Miguel de Refojos, em Cabeceiras de Basto, tem reservado para este ano dois concertos, a decorrer nos dias 16 de Abril e 9 de Julho.

foto
O primeiro concerto agendado para este mês tem como objectivo a celebração da Páscoa, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela Emunibasto.
Construído no ano de 1771, o Órgão de Tubos do Mosteiro de S. Miguel de Refojos voltou a tocar no dia 25 de Julho de 2009, depois de uma importante intervenção de restauro e após oito décadas de silêncio absoluto.
A recuperação deste Órgão de Tubos resultou da apresentação de uma candidatura a fundos comunitários e de várias diligências efectuadas pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
De referir que o restauro do órgão foi financiado pela candidatura da Associação de Municípios do Baixo Tâmega (AMBT) ao Programa Operacional da Cultura, uma candidatura conjunta com o Município de Amarante que incluiu recuperação do órgão de tubos da Igreja de S. Gonçalo.
O significativo esforço financeiro desta autarquia tem vindo a contribuir para uma maior e melhor oferta musical e cultural em Cabeceiras de Basto, através da realização de vários concertos que vêm valorizar este magnífico instrumento barroco.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.